PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

21.03.2018 - 14:49 Por Elisa Calmon

COMISSÃO VISITA ABRIGO DE IDOSOS PARA APURAR DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Comissão de Assuntos da Criança, Adolescência e Idoso apura denúncias de irregularidades no Abrigo Cristo Redentor
  • Por Rafael Wallace
    Comissão de Assuntos da Criança, Adolescência e Idoso apura denúncias de irregularidades no Abrigo Cristo Redentor
  • Por Rafael Wallace
    Comissão de Assuntos da Criança, Adolescência e Idoso apura denúncias de irregularidades no Abrigo Cristo Redentor

A Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu, nesta quarta-feira (21/03), uma visita ao Abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso, na Zona Norte da capital, para apurar denúncias de irregularidades. Contudo, as reclamações recebidas pelo grupo sobre o tratamento aos idosos e sobre as instalações não se confirmaram durante a inspeção promovida pelos parlamentares segundo a presidente da comissão, deputada Tia Ju (PRB).

“Promovemos essa vistoria surpresa e, ao chegarmos aqui, não identificamos nenhuma irregularidade em relação aos maus-tratos ou à falta de alimentação, conforme relatado nas denúncias que chegaram à comissão”, afirmou Tia Ju. A parlamentar destacou, no entanto, que faltam reformas no espaço físico.

O Cristo Redentor é o único abrigo público para idosos no estado. O local, que conta com a mesma estrutura há 83 anos, cuida atualmente de 240 idosos. Dentre eles, 40 possuem o grau máximo de dependência dos curadores. A construção, originalmente destinada a abrigar moradores em situação de rua, não possui as adaptações necessárias para os atuais residentes.

“O aspecto estrutural precisa ser melhorado. A unidade é muito antiga, por isso várias obras são necessárias. Algumas, em caráter de emergência. Entretanto, isso não tem interferido no bom tratamento recebido pelos idosos”, defendeu o deputado Tio Carlos (SDD).

Fiscalização constante

Mensalmente, o local é fiscalizado pelo Ministério Público (MP). As ações promovidas pelo órgão incluem, por exemplo, o monitoramento do quadro de funcionários para garantir que a proporção de cuidadores está sendo respeitada. Atualmente, o local segue a determinação que impõe a contratação de um funcionário para cada cinco acamados e um a cada 10 idosos lúcidos, segundo a diretora Tania Lima.

Ela afirmou que a fiscalização é essencial para garantir o funcionamento do local. “Todos os meses prestamos contas ao MP. Por isso, a comissão é sempre bem-vinda para apurar as denúncias”, afirmou a responsável.

Sobre o orçamento total do abrigo, Tania Lima disse não ter acesso aos números. O funcionamento da instituição acontece a partir do repasse da verba federal para o Governo do Estado, que é responsável pelo pagamento das empresas terceirizadas. Todos os serviços, como limpeza, alimentação e lavanderia, são pagos dessa forma.

A deputada Daniele Guerreiro (MDB) também participou da visita.

FacebookTwitterWhatsappEmail