18.06.2018 - 16:05 Por Helio Lopes

O ministro, Sergio Sá Leitão
    Foto geral da reunião
  • Por Octacílio Barbosa
    A mesa da cerimônia, presidida pelo deputado Marcos Abrãao (AVANTE)

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu nesta segunda-feira (18/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj) a mais alta comenda do estado, a Medalha Tiradentes, por iniciativa do deputado Marcos Abrahão(Avante). Sá Leitão ressaltou que o Ministério da Cultura (Minc) investirá, até o fim da sua gestão, iniciada em julho do ano passado, um total de R$1,1 bilhão no Estado do Rio de Janeiro.

Durante a solenidade, o ministro recebeu também o título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário Fluminense. Sá Leitão destacou o caráter democrático da homenagem. "Em primeiro lugar, ela simboliza dois princípios fundamentais, a democracia e o estado de direito. Em segundo, porque ela representa o povo, o interesse e o potencial do meu estado natal, o Rio de Janeiro. Em terceiro, porque ela dá vida e sentido a um imóvel que eterniza o patrimônio histórico e cultural brasileiro”, celebrou o ministro.

O cineasta Cacá Diegues compôs a mesa durante a solenidade e lembrou o empenho de Sá Leitão no fomento de políticas públicas para o setor. “A cultura brasileira costuma ser tratada em segundo plano. Uma homenagem como essa dá à nossa cultura um direito de cidadania”, comemorou

O deputado Marcos Abrahão salientou que o ministro Sá Leitão sabe lidar com os desafios trazidos pela pasta e manter a gestão num patamar de excelência. “O ministro Sérgio Sá Leitão é diferenciado. Ele está fazendo um trabalho fantástico na área da cultura”, avaliou.

Trajetória profissional

Sérgio Sá Leitão é graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi chefe de gabinete do Ministro da Cultura e Secretário de Políticas Culturais do MinC, na gestão de Gilberto Gil (2003-2008). Foi secretário municipal de cultura do Rio e é ministro da Cultura desde julho de 2017.