DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PL PL - Partido Liberal
DEPUTADO Jair Bittencourt
  • Jair Bittencourt

    NASCIMENTO

    8 de junho de 1971

    Itaperuna

    CONTATO

    (21) 2588-1235

    jairbittencourt@alerj.rj.gov.br

Natural do município de Itaperuna, Jair de Siqueira Bittencourt Júnior nasceu no dia 8 de junho de 1971. Filho dos saudosos educadores Jair de Siqueira Bittencourt e Noêmia Alt Bittencourt, é casado e pai de dois filhos.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, Jair Bittencourt é empresário do ramo de Comunicação.

Na carreira política, foi nomeado, em 1997, secretário de Administração e de Governo do então prefeito de Itaperuna, Péricles Olivier de Paula. Em 2004 foi eleito prefeito do município, cargo que ocupou de 2005 a 2008.

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, tendo ocupado na Casa a presidência da Comissão de Saúde, exercendo a função com empenho e determinação, seja visitando hospitais, seja solicitando Plano de Investimentos para o setor; cobrando as verbas acordadas e a regulação de vagas; discutindo Plano de Cargos, Carreiras e Salários; realizando audiências públicas; e relatando as carências do setor em discursos na tribuna. Além disso, atuou ativamente junto à Abrag (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma); à luta contra os riscos do AVC; e a uma maior atenção aos portadores de doenças raras e transplantados.

Na Alerj também foi membro nas comissões de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais; Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira; e de Constituição e Justiça. Sempre buscando realizar um trabalho pautado na ética e no bem comum.

Em 2017, assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, cargo no qual teve a oportunidade de realizar diversas ações como recuperação de estradas vicinais; conquista do programa “Internet para Todos”, beneficiando localidades rurais. Além disso, levou a diversos municípios tratores, carretas tracionadas, retroescavadeiras, roçadeiras, tanques de resfriamento e ordenhadeiras para o aprimoramento dos trabalhos; colaborou com a implementação de recursos para a construção de fábrica de ração em Bom Jesus do Itabapoana; incentivou a maior região produtora de café do estado, o Noroeste Fluminense; participou, com os produtores, de eventos que deram visibilidade àqueles comprometidos com a alimentação e produção sustentável e bioeconomia, movimentando milhões em negócios; colaborou com a aplicação de R$ 340 milhões do Plano Safra 2017/2018 para investimento e custeio das agriculturas comercial e familiar; incentivou a produção de sementes orgânicas de milho e olerícolas em Campos dos Goytacazes. Vale destacar que, apenas pelo Projeto Rio Rural, foram 70 milhões investidos nos agricultores do interior.

Em 2018 conquistou nas urnas seu segundo mandato. Em 02 de fevereiro de 2019 foi eleito vice-presidente da Alerj junto à chapa Arrumação, presidida pelo deputado André Ceciliano.

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1663