DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
SDD SDD - SOLIDARIEDADE
DEPUTADO Giovani Ratinho
  • Giovani Ratinho

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    giovaniratinho@alerj.rj.gov.br

Giovani Ratinho tem 45 anos, é deputado estadual, casado e pai de três filhos. Iniciou sua vida política aos, 15 anos, acompanhando seu pai em reuniões partidárias. Foi motorista do transporte alternativo (Kombi) acompanhado de sua esposa Rosi, que era trocadora, com o filho Giovani Ratinho Jr. ainda muito pequeno, mas precisava garantir o sustento da família.

Foi eleito vereador no município de São João de Meriti em 2012 e reeleito 2016 e a partir daí o trabalho não parou.

Em seu primeiro mandato foi reconhecido como o parlamentar mais atuante na cidade, conseguindo junto aos governos do Estado e do Município, através de suas indicações legislativas, o asfaltamento de 14 ruas, a construção de uma encosta onde diversas casas corriam o risco de desmoronar, além de levar água a pontos importantes da cidade como o Morro do Carrapato, Morro de Santa Helena e a parte alta de Agostinho Porto.
Sempre atento às necessidades da população e preocupado com um futuro melhor para as crianças teve atuação indiscutível na Educação, conseguindo junto ao Governo Municipal a construção de uma escola de três andares que hoje é referência no município e leva o nome sua falecida mãe (Almerinda Leite de Abreu), além da ampliação e reforma da E.M. Maria Rodrigues Cardoso.

No primeiro ano de seu segundo mandato conseguiu a aprovação de Leis importantes para o município, além da total reforma e ampliação do Posto de Saúde da Vila Rosali e da E.M. São João Batista. Neste tempo na Câmara de Vereadores, conseguiu alcançar muitas vitórias para população, mas começou a ficar inquieto com o abandono do Estado. Por isso, decidiu ser candidato a deputado estadual.

Venceu a eleição para deputado estadual em 2018, na primeira vez em que concorreu ao cargo. Em fevereiro de 2019 iniciou o seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com a missão de fazer um trabalho para todo o estado, mas com um olhar especial para o interior, a Baixada Fluminense e, principalmente, São João de Meriti, sua cidade natal.

A luta na Alerj tem sido muito grande, mas com a humildade de sempre e o pé no chão.

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores