DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PL PL - Partido Liberal
DEPUTADO Coronel Salema
  • Fernando Salema Garção Ribeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    coronelsalema@alerj.rj.gov.br

Coronel reformado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Salema Garção Ribeiro nasceu em 2 de março 1963. Criado no Morro da Mineira, na região do Catumbi, na cidade do Rio de Janeiro, é casado com Viviane Salema, tem três filhos e três enteados. Foi eleito deputado estadual, em 2018, para seu primeiro mandato, com quase 100 mil votos. Enquanto na ativa, comandou o 7º Batalhão de Polícia Militar, em São Gonçalo, o 12º, em Niterói, o 35º, em Itaboraí e o Comando de Policiamento Especializado da corporação. Antes, integrou também a Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça.

O Coronel Salema foi convidado pelo próprio presidente Bolsonaro para disputar as eleições de 2018. A missão foi dada e cumprida com bastante êxito tendo 17 leis sancionadas no primeiro mandato. Salema também é coautor de mais de 80 leis sancionadas, apresentou mais de 200 projetos de lei e criou a Frente Parlamentar em Defesa das Pensionistas dos Militares do Estado do Rio de Janeiro. O Deputado Coronel Salema é membro da Comissão Permanente de Obras Públicas, membro da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj.

COMO DEPUTADO ESTADUAL - 17 LEIS SANCIONADAS

Dentre as 17 leis sancionadas do deputado Coronel Salema podemos destacar:

> Lei 9234/21 - A lei de combate a pedofilia que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ou letreiro digital informando os canais de denúncia da prática criminosa;

> Lei 9103/20 - A da blindagem das viaturas das polícias militar, civil e penal.

> Lei 1414/19 - A lei que inclui a disponibilização dos imóveis estaduais ociosos em regime de comodato aos beneficiários dos agentes de segurança.

> Lei 9007/20 - A lei que permite a transferência de viúvas e órfãos de policiais matriculados em universidades particulares para universidade estadual.

> Lei 9112/20 - A lei que institui a obrigatoriedade da manutenção de brigadas de incêndio com bombeiros civis em locais de grande fluxo de pessoas.

ATUAÇÃO NA MOBILIDADE URBANA

Assim que assumiu o mandato, batalhou pela construção do Viaduto do Jardim Catarina. Salema ainda era comandante do 7º Batalhão, em São Gonçalo, quando identificou a necessidade de um projeto de tráfego e urbanização naquela área. Hoje, o viaduto do Jardim Catarina é uma realidade que beneficia milhares de motoristas e os próprios moradores do local. Foi por reivindicação do Coronel Salema ao Ministério da Infraestrutura que as obras da BR-493 (Manilha-Magé) foram retomadas com alguns trechos concluídos. Ele já solicitou também a construção dos viadutos para Marambaia e Vista Alegre.

REALIZAÇÕES NA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Ele intermediou a parceria entre a Polícia Militar e o Detran para a criação dos dois novos centros de equoterapia, em Sulacap e São Gonçalo. Lutou pela redução da jornada de trabalho de policiais e bombeiros responsáveis por pessoas com deficiência.

Na educação, foi responsável pela implantação da FAETEC no município de Cachoeiras de Macacu e, uma lei de sua autoria - Lei 9292/21 -, tornou o PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, permanente e obrigatório nas escolas públicas e privadas no Estado do Rio.

 

Legislaturas Anteriores