PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

20.07.2016 - 15:48 Por Buanna Rosa

SEGUNDO TURNO DO PARLAMENTO JUVENIL É REALIZADO EM TODO O ESTADO

  • Por Octacílio Barbosa
    Eleitora e aluna do segundo ano do ensino médio, Sthefany Salles

96 alunos da rede pública serão escolhidos para participar da 10ª edição do Parlamento Juvenil

Estudantes da rede pública do estado disputaram nesta quarta-feira (20/07) o segundo turno para as eleições do Parlamento Juvenil 2016. Ao todo, 235 alunos estão disputando 96 cadeiras para participarem da 10º edição do projeto que vai acontecer entre os dias 20 e 26 de novembro. O resultado será divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) na sexta-feira (22/07). O coordenador do projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Wanderson Nogueira (PSol), acompanhou a votação em Niterói, no Colégio Estadual Doutor Macedo Soares. A cidade fluminense foi uma das 50 que tiveram o segundo turno.

A aluna do primeiro ano do ensino médio, Polyana Ariadna Silva, de 15 anos, venceu o primeiro turno na escola e pretende ser a próxima representante do município fluminense. "Estou esperançosa, quero muito representar Niterói no parlamento e apresentar projetos para melhoria na infraestrutura das escolas e ampliação do número de aulas culturais nas unidades como balé e música.", afirmou Polyana que disputa com mais seis estudantes de Niterói uma vaga no Parlamento Juvenil.

O projeto bateu recorde de inscrições, neste ano, com 625 candidatos. O Colégio Estadual Doutor Macedo Soares apresenta candidatos anualmente, desde a primeira edição, informou o diretor da unidade Roberto Carlos Nogueira Fernandes. "Buscamos sempre engajar os nosso alunos e incentivá-los a participar de projetos como esse, que trazem mais informação e consciência política", afirmou.

Eleitora e aluna do segundo ano do ensino médio, Sthefany Salles, de 16 anos, analisou as propostas dos candidatos antes de escolher em quem votar. "Procuro votar em quem atende melhor à demanda da nossa região e não apenas da escola. Não voto no candidato da minha escola se eu não acreditar no trabalho dele", afirmou Salles.

O estudante do terceiro ano, Vinícius Couto do Álamo, de 19 anos, não se incomoda em contar que votou na candidata da escola e fez campanha para ela. "Acredito no potencial da Polyana, por isso votei e apoiei a candidata. Será um orgulho muito grande ter uma aluna da nossa escola representando o nosso município".

Para o próximo ano, o deputado Wanderson Nogueira pretende implementar eleições eletrônicas nas unidades. "Além de modernizar o processo queremos facilitar a votação do aluno. Ele terá o dia inteiro pra escolher o candidato e votar. Ainda temos que aperfeiçoar essa ideia, pois não pode haver fraude e nem votação dupla por aluno", explicou o parlamentar.

Devido ao número alto de alunos inscritos, os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Valença terão dois representantes eleitos e a capital ocupará três cadeiras. Os demais municípios contarão com apenas um representante.

Primeiro turno

A corrida para garantir a candidatura começou na última quarta-feira (13/07). No primeiro turno, os alunos elegeram um candidato de sua escola. Hoje (20/07), os vencedores disputaram o segundo turno, para definir o parlamentar juvenil de cada município. Em 14 cidades não houve necessidade de segundo turno, pois apenas um aluno se candidatou.

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, já conhece seu representante. Sara Santana Santos, 17 anos, aluna do Colégio Estadual Miguel Couto, está em seu segundo mandato e ressalta que já começou a dedicar um tempo para as pesquisas. "Estou pesquisando para apresentar um projeto de lei que vise o bem-estar do cidadão. Sei que esse é um passo importante para me destacar", comentou a estudante de 17 anos.


O Parlamento Juvenil

O Parlamento Juvenil foi criado em 1998 pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), mas teve a primeira edição em 2003. A finalidade é aproximar os jovens da política e fazê-los participar dela. O projeto é realizado em parceria com as secretarias de Estado de Educação e Esporte Lazer e Juventude. Esse foi o segundo ano em que a inscrição foi apenas online. Participaram da corrida eleitoral estudantes de 14 a 17 anos matriculados em escolas da rede pública estadual.

FacebookTwitterWhatsappEmail