PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

19.03.2019 - 16:50 Por Nivea Souza

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISCUTE DEMANDAS DA UERJ

1/1
  • Por Thiago Lontra
    Comissão Ciência e Tecnologia
  • Por Thiago Lontra
    Waldeck Carneiro (PT) presidente da Comissão Ciência e Tecnologia
  • Por Thiago Lontra
    Ruy Garcia Marques, reitor da UERJ
  • Por Thiago Lontra
    Comissão Ciência e Tecnologia
  • Por Thiago Lontra
    Comissão Ciência e Tecnologia

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Waldeck Carneiro (PT) afirmou, nesta terça-feira (19/03), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que haverá um planejamento imediato para solucionar as demandas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele destacou que é necessário que o governador Wilson Witzel confirme que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como as áreas de segurança, saúde e educação, não sofrerão o corte de 30% em seu orçamento, conforme estabelecido por decreto em seu primeiro dia de governo para toda a administração estadual. As demandas da Uerj, entre outras instituições estaduais, foram discutidas na ocasião.

Segundo o deputado, a área de ciência e tecnologia também seria preservada no orçamento. “É preciso que o governo oficialize a isenção do corte orçamentário de 30% para que as universidades e outros órgãos da área de ciência e tecnologia tenham segurança sob a execução do orçamento completo”, finalizou Waldeck.

Duodécimo

Outro tema da audiência foi a aplicação do repasse orçamentário mensal do Tesouro Estadual em forma de duodécimos às universidades estaduais, garantido através de votação de Emenda Constitucional na Alerj. Este repasse seria de 50% e, ano que vem, de 100%, mas, até o momento, de acordo com o reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, as instituições estaduais ainda não foram contempladas com o benefício. “É imprescindível para as universidades que elas recebam esse repasse orçamentário e financeiro para pagamentos de várias despesas, entre elas fornecedores e empresas que foram licitadas, o que leva à uma ameaça de paralisação". afirmou.

Cap Uerj

Também foi abordada na audiência a falta de estrutura do colégio de aplicação da Uerj, que atualmente funciona no bairro do Rio Comprido, na Zona Norte da cidade e deve passar a funcionar na Escola Municipal Argentina, em Vila Isabel, que atualmente atende quatrocentos alunos do ensino fundamental. Segundo a diretora do Cap Uerj, Maria de Fatima de Souza, a mudança da unidade responde a uma antiga reivindicação de alunos e docentes que consideram a sede do Rio Comprido inadequada para as atuais necessidades de ensino, pesquisa e extensão. "Ou se realizam as reformas necessárias para o prédio onde a gente se encontra ou então que haja um outro lugar em condições para gente poder se instalar“.

Também estiveram presentes na audiência os deputados Renan Ferreirinha (PSB), Alexandre Knoploch, Rodrigo Amorim e Marcio Gualberto, todos do PSL, Dani Monteiro e Flavio Serafini , ambos do PSOL, a secretária Nacional de Política para Mulheres, Sara Winter, além de profissionais e alunos de instituições federais.

FacebookTwitterWhatsappEmail