PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

30.06.2020 - 16:42 Por Comunicação Social

DIA DOS HERÓIS E HEROÍNAS NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS PODE SER INSTITUÍDO NO RIO

  • Por Reprodução da TV Alerj
    DIA DOS HERÓIS E HEROÍNAS NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS PODE SER INSTITUÍDO NO RIO

Data escolhida é referente ao dia em que morreu a primeira agente de segurança pública com covid-19 no Estado do Rio.

O dia 15 de abril pode ser instituído no Calendário Oficial do Estado do Rio como o dia dos heróis e heroínas na luta contra a covid-19. A determinação é do projeto de lei 2.549/2020, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (30/06). O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

O projeto complementa a Lei 5.645/10, que regulamentou o Calendário Oficial do Estado do Rio. Segundo o texto, a data tem como finalidade reconhecer o empenho dos profissionais das áreas de saúde, segurança pública e assistência social durante a pandemia de coronavírus. A data também deverá servir para a promoção de campanhas de conscientização e orientação da população sobre os protocolos para evitar o contágio e proliferação do coronavírus e outras doenças virais, bem como campanhas de vacinação para sensibilização e mobilização da população sobre a seriedade do tema.

Idealizador da proposta, o deputado Rodrigo Amorim (PSL) explicou que a escolha da data se deve ao falecimento, por coronavírus, da sargento da Polícia Militar Carla do Nascimento, que ocorreu no dia 15 de abril de 2020. Ainda de acordo com o parlamentar, este foi o primeiro caso de morte de agente de segurança por covid-19 registrado oficialmente no Rio, sendo que na época outros 16 óbitos de policiais militares eram considerados como suspeita da doença, mas ainda sem confirmação.

“Não se pode deixar de prestar a devida homenagem a todos os profissionais que estão no front do combate ao novo coronavírus, os quais arriscam diariamente suas vidas, enquanto a maior parte da população se encontra em distanciamento social, sejam eles policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, pessoal da limpeza, assim como profissionais que trabalham em farmácias, mercados e entregas. Esses são os verdadeiros heróis do combate à pandemia e que jamais poderão ser esquecidos”, afirmou Amorim.

Dia em Homenagem às Vítimas da Covid-19

O Parlamento Fluminense também aprovou, em discussão única, o projeto de lei 2.511/2020, que inclui o dia 15 de maio no Calendário Oficial do Estado do Rio como o Dia Estadual em Homenagem às Vítimas da Covid-19. Por ter recebido emendas durante a votação, o texto ainda precisará ser votado em redação final pela Casa. “Infelizmente, ainda veremos, mesmo que de forma decrescente, vítimas fatais dessa doença que já atingiu muitas pessoas. No intuito de homenagear esses vitimados é que propusemos a inclusão da data no calendário estadual”, declarou o deputado Alexandre Knoploch (PSL), autor original da proposta.

FacebookTwitterWhatsappEmail