PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

21.09.2016 - 20:00 Por Mariana Varandas

ALERJ COMEMORA O DIA DA ÁRVORE COM A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS NA PRAÇA XV

1/1
  • Por Rayza Hanna
    Entrega de mudas e plantas em comemoração ao dia da árvore
  • Por Rayza Hanna
    Entrega de mudas e plantas em comemoração ao dia da árvore
  • Por Rayza Hanna
    13 espécies de plantas foram distribuídas nesta quarta-feira (21/09)
  • Por Rayza Hanna
    Daniel Fleischer, representante da empresa Brasken
  • Por Rayza Hanna
    Professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Tokitika Morokawa

O Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21/09), foi marcado pela parceira entre a comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Thiago Pampolha (PDT), a Braskem e o Instituto Fábrica de Florestas com a doação de 500 mudas de espécies da Mata Atlântica para o público que passava pela Praça XV. Foram distribuídas mais de 10 espécies, entre elas, jenipapo, pitanga e até mesmo açaí, que é amazônica, e se esgotaram rapidamente.

As pessoas fizeram fila para garantir a sua muda e aprender mais sobre o cultivo. A estagiária do Ministério Público Federal, Dalva Bezerra, 47 anos, disse que sabia do Dia da Árvore, mas só lembrou quando viu o estande de distribuição das mudas. “Peguei uma pitangueira, a pitanga é uma fruta que há muito tempo eu não como. Acho muito importante o evento, porque são plantas importantes tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente”, disse a estagiária. Já Michelle Silva, 34 anos, desempregada, garantiu a sua aroeira, depois de aprender o amor pelas árvores com sua mãe. “O lugar onde morávamos tinha muita árvore. Vou aproveitar e presenteá-la com uma muda, já que ela gosta. E nós sabemos, onde tem árvores, o ar é muito mais limpo.”

Além das plantas, um bicicletário sustentável também chamou a atenção das pessoas. O representante da Braskem, Daniel Fleischer disse que o suporte foi produzido com a utilização de mais de quatro mil sacolas plásticas recicladas, pesando cerca de 20 kg. “Essa é uma das inúmeras iniciativas que a empresa tem, em todo o Brasil, com o objetivo da preservar o meio ambiente, e pretende também estreitar relações com a Alerj”, comentou.

Pampolha visitou o evento e destacou a importância de serem realizadas ações que valorizem a causa ambiental. “A árvore é o maior símbolo da natureza. Ações como essa são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância de preservarmos o meio ambiente e garantirmos um futuro melhor para as próximas gerações”, afirma.

O Projeto Fábrica de Florestas

A Braskem mantém em Duque de Caxias, na Região da Baixada Fluminense, o Projeto Fábrica de Florestas, que atua na produção de mudas de árvores da Mata Atlântica. De acordo com o professor aposentado de Manejo Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tokitika Morokawa, também há cursos de educação ambiental para crianças de nove a 12 anos de escolas públicas. Elas se formam como monitores ambientais mirins e ajudam a conscientizar a população. O professor enfatizou que a parceria com a Casa é importante para que as questões ambientais ganhem cada vez mais espaço nas prioridades dos poderes públicos.

FacebookTwitterWhatsappEmail