PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

06.04.2021 - 16:10 Por Leon Lucius e Gustavo Natario

ALERJ APROVA POLÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA

  • Por Thiago Lontra
    ORDEM DO DIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta terça-feira (06/04), o Projeto de Lei 3.539/21, de autoria do deputado Samuel Malafaia (DEM), que institui a Política Estadual de Conscientização dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais Pós-pandemia nas empresas públicas e privadas, decorrentes do isolamento social e da adoção do trabalho remoto. A norma segue para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro.

 

Alguns dos temas analisados serão: redução da circulação de pessoas e veículos; benefícios do isolamento social na conservação de recursos hídricos, fauna e flora; redução nos gastos de empresas públicas e privadas; benefícios para o meio ambiente e redução nos gastos das residências e empresas; e oferta de cursos de formação e aperfeiçoamento via home office.

 

Os dados serão compilados e analisados preferencialmente pelas universidades estaduais, pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). Os estudos servirão para a formulação de políticas públicas e de metodologias para aplicação nas empresas.

 

“Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia para a covid, diversas tentativas de conter a disseminação do vírus foram propostas e implementadas, como, por exemplo, o isolamento social da população. A baixa atividade humana dos últimos meses gerou uma série de consequências e impactos, e, em relação ao meio ambiente, muitas das mudanças foram positivas”, justificou o autor.

FacebookTwitterWhatsappEmail