24.11.2016 - 18:23 Por Leon Lucius

COMISSÃO DA ALERJ VAI APRESENTAR PROJETO PARA MANTER SECRETARIA DE CULTURA

• Por Octa Farah
    COMISSÃO DA ALERJ FAZ AUDIÊNCIA NO THEATRO MUNICIPAL SOBRE SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA
  • Por Octa Farah
    Zaqueu Teixeira (PDT), Presidente da Comissão.
  • Por Octa Farah

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai dar entrada num Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar a medida do Executivo que determina a fusão da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A decisão foi anunciada durante uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (24/11), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A mudança nas pastas faz parte do pacote de medidas apresentado pelo Executivo no início de novembro para superar a crise financeira do estado. De acordo com o presidente da comissão, deputado Zaqueu Teixeira (PDT), a medida impediria a captação de recursos do Governo Federal. “A Secretaria é um órgão que faz parte do Sistema Nacional de Cultura. Caso ela seja realocada em uma outra pasta, fica impossível a captação de recursos do Fundo Nacional da área. Além do PDL, também iremos enviar ao governador uma moção para mostrar o sentimento do Parlamento sobre o tema”, explicou.

Além das medidas, também será realizada, no início de dezembro, uma reunião entre o governador Pezão e os membros do Conselho Estadual de Cultura, instituído pela Lei 7.035/15. De acordo com Cleisimery Campos, integrante do Conselho, será discutida a importância da SEC para o Estado e para a população fluminense. "Se está difícil, tome a cultura como uma referência para levar esse cenário com mais leveza, alegria e arte. Nós esperamos que o governador acolha a nossa proposta e potencialize a pasta da Cultura”, disse.

Durante a audiência, outros integrantes do Conselho se manifestaram sobre a importância da SEC para a realização de atividades culturais em todos os 92 municípios do estado. Para a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosenthal, a participação dessas pessoas foi essencial para entender o trabalho da equipe da pasta. “Nós tivemos a participação de movimentos artísticos de todas as culturas, que atuam em todo o estado. Eles mostraram como é importante a Secretaria para a existência desses movimentos. Isso demonstra como nós trabalhamos e como funciona nossa política de inclusão”, declarou.

Audiência histórica

A audiência foi definida pelos parlamentares como “histórica”, já que mais de 400 pessoas estiveram presentes na plateia do Theatro Municipal. Diversos artistas, produtores, escritores, dançarinos e atores foram ao palco para falar sobre a importância do órgão e da cultura para a sociedade. Um deles foi o dramaturgo Amir Haddad, que destacou a arte como transformadora em todos os aspectos. “A cultura não é apenas nosso emprego, mas também nossa sobrevivência. É aquilo que nos identifica e nos salva”, disse.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Zaqueu Teixeira (PDT), a participação dos agentes culturais no evento foi emocionante. “Eu nunca fiz uma audiência pública com uma carga emotiva tão grande, o que mostra que a cultura está viva e vai resistir e que a Secretaria será mantida. O que nós percebemos hoje também tem de ser entendido pelo governador”, comentou.

Ao final da audiência, o coro do Theatro se levantou da plateia e cantou, entre os participantes do evento, “Va, Pensiero”, música da ópera “Nabucco”, composta pelo italiano Giuseppe Verdi.

Estiveram presentes ainda os deputados Carlos Minc (sem partido), Eliomar Coelho (PSol), Luiz Paulo (PSDB) e Waldeck Carneiro (PT).