16.05.2019 - 16:05 Por Leon Lucius

ALERJ DOARÁ RECURSOS PARA INVESTIMENTOS EM SAÚDE NO ESTADO

• Por Rafael Wallace
    O vice-governador do Estado, Claudio Castro, o prefeito de São João de Meriti, Dr João e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense, deputado Leo Vieira (PRTB)
  • Por Rafael Wallace
    O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense, deputado Leo Vieira (PRTB)
    Instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense

Entre os objetivos da medida, está a diminuição das filas para a realização de transplantes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá doar recursos próprios ao governo do estado para realizar investimentos no setor de saúde, em especial para a diminuição das filas para os transplantes de rim, fígado, córnea e coração. A iniciativa foi divulgada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense, realizada nesta quinta-feira (16/05).

Ceciliano destacou que essa é mais uma das ações de apoio do Legislativo ao Executivo. “Nós já tivemos um avanço na área da Segurança, com a contratação de policiais e a doação de carros, e teremos ainda mais na da Saúde, justamente por conta dessa nova parceria que divulgamos hoje no Plenário da Casa”, comentou o presidente.

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, explicou que os recursos doados também serão investidos em traumatologia. “Essa doação é uma excelente notícia, que vai possibilitar a diminuição de várias filas de atendimento”, comentou o gestor da pasta. “Nesse momento, nós estamos mapeando os hospitais que têm condições de fazer esses procedimentos, que vão ser custeados em parte pela Alerj”, completou.

A cooperação entre os dois poderes também foi destaque na fala do vice-governador, Cláudio Castro. “A minha presença neste encontro é para reforçar a importância que o governo tem dado a essa união com o Legislativo, que tem feito a devolução de recursos, economizando a duras penas para ajudar em questões de mobilidade, saúde e segurança pública”, elogiou Castro. “Até o final do ano, a Alerj será o poder que mais investiu no povo com economias próprias, senão o único”, destacou.

Saúde na Baixada

Quem se beneficiará desses investimentos é a população da Baixada Fluminense, com mais de três milhões de habitantes. A região de 13 municípios conta apenas com três hospitais de grande porte, enquanto a capital do estado, com 6 milhões de habitantes, conta com 17 unidades de saúde desse porte. Os dados são do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf). “A Baixada é a locomotiva do estado e esteve esquecida durante muito tempo pelos governos anteriores. Agora nós iremos lutar por um novo cenário”, destacou o presidente da Frente, deputado Léo Vieira (PRTB), eleito pelo município de São João de Meriti.

Edmar Santos afirmou que está trabalhando na reestruturação de maternidades e na criação de 300 a 600 leitos de retaguarda na região, além de idealizar a construção, em parceira com o Governo Federal, de um hospital geral às margens da Rodovia Presidente Dutra, na altura do município de Mesquita. “Estamos aportando recursos com o Ministério da Saúde e o Tesouro Estadual para essa construção. Já esses leitos de retaguarda irão ajudar a desafogar o sistema”, comentou o secretário.

Frente suprapartidária

Lutar pela melhoria das condições da Baixada Fluminense é o foco da frente parlamentar, tendo em vista a similaridade entre os problemas dos diferentes municípios. O grupo atuará sob quatro eixos (Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestrutura), tendo como norte o diálogo entre os seus membros, que são de diferentes partidos. “Independentemente de ideologias, estamos aqui pelo povo e a favor dele. Essa frente é uma união entre esses parlamentares que representam a Baixada e que vão lutar pelo bem dessa comunidade”, comentou a deputada Alana Passos (PSL), eleita pelo município de Queimados.

O vice-governador Cláudio Castro elogiou a formação do grupo e a interlocução com o Executivo para solucionar problemas gravíssimos na região, como o índice de, aproximadamente, 90 assassinatos por mês. “Para o Executivo, isso é muito bom porque o deputado é o representante da comunidade e pode compartilhar as reais necessidades do povo com o governo, ficando mais fácil pra gente fazer aquilo que precisa ser feito”, destacou o vice-governador.

Quem se animou com as possibilidades de melhorias para a vida da população foi o prefeito de São João de Meriti, Dr. João, que compareceu ao encontro. “Nós temos muitos problemas nas áreas de saúde, educação, segurança e, durante muito tempo, a Baixada foi marginalizada. É uma iniciativa extremamente positiva e tenho certeza que toda a região, não só o meu município, terá grandes melhorias”, declarou o prefeito.

Compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense os seguintes deputados: Alana Passos (PSL), Anderson Moraes (PSL), André Ceciliano (PT), Daniel Librelon (PRB), Delegado Carlos Augusto (PSD), Dr. Deodalto (DEM), Giovani Ratinho (PTC), Marcelo do Seu Dino (PSL), Márcio Canella (MDB), Marcus Muller (PHS), Max Lemos (MDB), Marina Rocha (PMB), Rosenverg Reis (MDB), Tia Ju (PRB), Vandro Família (SD), Valdecy da Saúde (PHS) e Zeidan Lula (PT).