DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSD PSD - Partido Social Democrático
DEPUTADO Luiz Paulo
  • Luiz Paulo

    NASCIMENTO

    26 de dezembro de 1945

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1259

    luizpaulo@alerj.rj.gov.br

Luiz Paulo Corrêa da Rocha, 76 anos, é engenheiro civil formado pela UFRJ (1972), com mestrado em transporte pelo COPPE(1982). Em 1984 fez um curso de aperfeiçoamento em construção de estradas no Japão, patrocinado por aquele país. No Instituto Militar de Engenharia, fez o curso de projetos de estradas por computador. Luiz Paulo foi professor Titular de Topografia da Faculdade de Arquitetura Silva e Souza. Em 2010 concluiu o MBA em “Formação Política e Processo Legislativo”, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN e pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro – ELERJ.

Luiz Paulo é deputado estadual e está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa. Ele é casado, pai de dois filhos e tem três netos. Iniciou sua vida pública há mais de 54 anos. No Departamento de Estradas e Rodagens, entre 1965 e 1986, exerceu a função de Técnico de Estradas, Engenheiro Operacional e Engenheiro Civil.

Na Prefeitura do Rio de Janeiro, além de ter sido Diretor-Geral de Obras (1987/88), foi secretário em três pastas: Obras (1989-92), Urbanismo e Meio Ambiente (1990/92) e Transportes (2001). Na Secretaria de Obras, coordenou cerca de 4.500 obras mil, gerando mais de 20.000 empregos diretos. Dentre as obras que merecem destaque, neste período, na prefeitura destacam-se: o Rio Orla e a duplicação de importantes vias da Zona Oeste, como a Estrada Rio do Pau, Estrada do Mendanha, Morro do Ar e Viaduto da Pavuna.

Entre 1995 e 1998, foi Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro. No período, respondeu, também, pela Chefia da Casa Civil (1996) e pela Coordenadoria de infraestrutura (1997/98). Exerceu o cargo de Governador em exercício, na ausência eventual do Governador Marcello Alencar.

No Estado as obras que merecem destaque: a expansão do Metrô de Triagem a Pavuna e de Botafogo a Copacabana, a construção da Via Light). Em 1998 foi candidato ao Governo do Estado, conquistando mais de um milhão de votos. Em 2002 foi eleito deputado estadual, e desde então vem sendo reeleito em todos os processos eleitorais sempre com votações expressivas.

Autor de mais de 100 leis, o deputado se destaca pela seriedade e independência com as quais conduz seus mandatos no Parlamento.

É defensor intransigente da democracia e de ações que se destinem a atrelar o desenvolvimento econômico ao social. Exerce com afinco a fiscalização do Poder Executivo e possui forte atuação no âmbito orçamentário e na busca por fontes de receitas para o Estado.

Luiz Paulo tem se dedicado intensamente à luta contra a indústria das multas, à defesa dos Servidores Públicos, ao combate aos abusos e arbitrariedades do Estado e da iniciativa privada, nas situações de mediação de conflitos entre os Poderes e a sociedade com a ótica dos menos favorecidos.

É reconhecido, ainda, por sua luta em defesa do serviço público de qualidade e pela valorização dos servidores. O parlamentar participa das principais Comissões da Alerj como a de Orçamento; Constituição e Justiça e Tributação. Ao longo de mais de 18 anos no Parlamento, Luiz Paulo presidiu várias Comissões Parlamentares de Inquérito destacando a da Crise Fiscal, a que investigou a queda de receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, da Crise Hídrica, Arrecadação de Tributos e ICMS entre 2003 e 2007, sobre a tragédia provocada pelas chuvas na região Serrana; da Loterj e a que investigou o esquema de corrupção na Secretaria de Fazenda do Estado.

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores