28.06.2017 - 16:30 Por Vanessa Schumacker

EM CAMPANHA CONJUNTA, ALERJ E HEMORIO RECOLHEM 80 BOLSAS DE SANGUE

• Por Octacílio Barbosa
    Foto geral do posto móvel de doação
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado Fábio Silva (PMDB)
    Nelson Moreno durante doação
  • Por Octacílio Barbosa
    Alexandre Herculano que veio ao Rio de Janeiro para ir ao banco também fez sua parte e doou sangue nesta manhã
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado Nivaldo Mulim (PR)

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Hemorio montaram uma unidade móvel para coleta de sangue, nesta quarta-feira (28/06), na Praça XV, no Centro. A ação conjunta, realizada entre 10h e 15h, próximo à estação das barcas, coletou 80 bolsas de sangue, que serão encaminhadas para o Hemorio.

São quase 38 litros de sangue, que ajudarão a salvar muitas vidas. Um reforço e tanto neste período do ano, quando as doações despencam por causa do período de férias escolares e do inverno. O Hemorio precisa de 300 bolsas por dia para abastecer as unidades de saúde. Justamente por isso, a ideia da campanha conjunta foi aproveitar o Junho Vermelho – mês escolhido para incentivar a população a doar sangue – para chamar a atenção da sociedade a respeito da importância desse ato tão simples, mas tão solidário e essencial.

“Os bancos de sangue estão sempre precisando de doação. Pouco mais de 1% da população doa regularmente. Hoje estendemos os nossos braços para ajudar as pessoas que tanto precisam. Com isso, cumprimos o nosso papel”, disse o presidente da Comissão de Saúde, deputado Fábio Silva (PMDB), que doou cerca de 470 ml de sangue.

Segurança da Alerj há 32 anos, Nelson Moreno madrugou. Foi o primeiro a chegar para fazer a sua doação. “Participo de todas as campanhas e ainda doo sempre que amigos ou familiares precisam. Me faz muito bem ajudar e sei que os hospitais precisam”, disse Moreno.

Coordenador da equipe que atuou na Praça XV, o médico Vicente Jannuzzi elogiou a iniciativa. “Estamos sempre precisando de sangue e esse é um período que as doações tendem a diminuir, por isso, a importância das parcerias para realizar as coletas fora do instituto.”

Morador de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, Alexandre Herculano, chegava ao Centro do Rio para resolver pendências bancárias, quando viu o ônibus do Hemorio estacionado atrás do Palácio Tiradentes e resolveu participar. “Sempre que vou a Campos, procuro pelo serviço de coleta de sangue, já que não tem onde eu moro. Quando vi essa campanha, não tive dúvida.”

Autossuficiência
O deputado Dr. Deodalto (DEM) lembrou que é autor do projeto de lei 365/15, que pretende garantir a autossuficiência dos estoques de sangue do sistema estadual.“Esse projeto espera suprir as necessidades dos hemocentros para que, principalmente, as cirurgias eletivas não sejam mais suspensas por falta de sangue.”

A proposta, que deve ser votada nesta quinta-feira (29/06), na Alerj, cria um cadastro estadual de doadores de sangue, que deverá ser feito em parceria com o Hemorio, com dados pessoais do doador, contatos, data das doações, dados clínicos e os resultados de exames e testes laboratoriais. Deverão ser feitas campanhas educativas, mutirões com coleta em unidades móveis e convocação da população para participar do cadastro.

O deputado Nivaldo Mulim (PR) fez a sua parte. “Comecei a doar aos 18 anos, quando fui servir ao Exército. A partir daí, criei o hábito e passei a doar a cada três meses. Desde então faço pelo menos uma doação por ano, no meu aniversário, disse o parlamentar. O deputado Marcus Vinícius (PTB) também participou da campanha.

Seja doador
O Hemorio funciona todos os dias, de 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08, no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Bebidas alcoólicas não podem ter sido consumidas 12 horas antes da coleta.