PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

17.04.2019 - 18:04 Por Comunicação Social

ALERJ PODERÁ TER PROGRAMA DE INTERNET SEM FIO

1/1
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado André Ceciliano (PT)
  • Por Octacílio Barbosa
    Foto geral da sessão

Objetivo é reduzir quantidade de papel utilizada no Parlamento Fluminense

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pode ganhar um programa de implantação de internet sem fio, com a finalidade de otimizar a atuação parlamentar, técnica e administrativa da Casa. É o que prevê o projeto de resolução 830/18, do deputado André Ceciliano (PT), que foi aprovado pela Alerj nesta quarta-feira (17/04), em discussão única. Por ter sofrido alteração durante a votação, o texto ainda será votado em redação final pela Casa.

A proposta estabelece medidas que devem fazer parte do programa. Uma delas é a instalação de equipamentos de transmissão e captação de internet sem fio. Outra é a fácil disponibilização na internet aos conteúdos referentes aos trabalhos desenvolvidos no parlamento, como proposições legislativas, conclusões e pareceres das comissões, pauta da ordem do dia, resultado das votações, entre outros.

 

Também foi incorporada ao texto original uma emenda, de autoria do deputado Waldeck Carneiro (PT), que determina a criação de um software para facilitar os trabalhos legislativos, como a inclusão de emendas parlamentares aos projetos de lei. Atualmente, os deputados precisam apresentar as emendas em papel impresso no plenário.

Segundo Ceciliano, o objetivo do projeto é diminuir a quantidade de papel utilizada na Alerj. “O Parlamento Fluminense utiliza muito papel, o que representa um enorme dano ambiental, se considerarmos que a matéria prima do mesmo é a celulose produzida a partir da extração das árvores. Por outro lado, a medida também resultará em uma enorme economia aos cofres públicos já que diminuirá as despesas com compras de resmas de papel e a consequente redução do serviço de xerox”, justificou.

FacebookTwitterWhatsappEmail