PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

18.04.2019 - 10:28 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: REDE ESTADUAL DE SAÚDE PASSA A OFERECER RPG

  • Por Reprodução da internet
    AGORA É LEI: REDE ESTADUAL DE SAÚDE PASSA A OFERECER RPG

O tratamento fisioterápico de Reeducação Postural Global (RPG) passa a integrar a rede pública de saúde do Estado. É o que determina a Lei 8380/19, de autoria do deputado Márcio Pacheco (PSC), sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada do Diário Oficial desta quinta-feira (18/04).

O RPG consiste no trabalho de equilíbrio muscular, consciência corporal, coordenação motora, respiração, orientações posturais e alongamento global. O tratamento torna-se vantajoso, não só pela eficácia, mas também por não haver necessidade do uso de medicamentos. O texto estabelece que as unidades tenham disponíveis pelo menos um profissional habilitado na área da fisioterapia pelo método Souchard.

Segundo o autor da lei, o estilo de vida sedentário e estressante dos dias atuais desencadeia em todos os sistemas corporais um mau funcionamento e gera tensões com alterações comportamentais e emocionais, deixando para segundo plano o autocuidado. “Em 1980, o fisioterapeuta Frances Philippe E. Souchard criou a técnica revolucionária denominada Reeducação Postural Global. Sua principal característica é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente. Há estudos bem sucedidos com pacientes neurológicos, como o Parkinson, em que o RPG minimizou e retardou o processo de evolução da doença”, explicou o parlamentar.

FacebookTwitterWhatsappEmail