PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

06.12.2018 - 09:12 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: NORMA REGULAMENTA SERVIÇOS DE DESTINAÇÃO DO LIXO

  • Por Rafael Wallace
    NORMA REGULAMENTA SERVIÇOS DE DESTINAÇÃO DO LIXO


A varrição, coleta, remoção, incineração, tratamento, reciclagem, separação e destinação final do lixo, rejeitos e outros resíduos passam a ser considerados serviços ambientais essenciais. É o que determina a Lei 8197/18, do deputado Rosenverg Reis (MDB), sancionada pelo governador em exercício Francisco Dornelles e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, nesta quinta-feira (06/12).

O texto define esses serviços como fundamentais para a proteção do meio ambiente, da saúde pública e para a preservação da fauna e da flora. Eles deverão ser oferecidos à população pela iniciativa pública ou privada, por meio de concessão, permissão ou autorização de empresas com licença ambiental expedida por órgão competente.

O autor do projeto destaca que a determinação está de acordo com a Constituição Federal. “Não é possível negligenciar a necessidade de cuidados com os serviços referentes à correta destinação do lixo. Especialmente diante de possíveis agravamentos da situação e catástrofes irreversíveis. Além do prejuízo ambiental, ainda há o marketing negativo de um local com vocação turística frente ao mundo”, argumentou Rosenverg.

FacebookTwitterWhatsappEmail