PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.02.2018 - 15:20 Por Leon Lucius

INSTITUIÇÕES DEBATEM AGENDA PARA OS 15 ANOS DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

  • Por Octacílio Barbosa
    Foto geral da reunião

Em agosto de 2018, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) completará 15 anos de atuação. De olho na data, cerca de 40 instituições se reuniram nesta quinta-feira (22/02) para discutir uma agenda comemorativa, além de outros focos de trabalho para as câmaras setoriais durante o ano.

“A ideia é que a gente mobilize essas instituições e as traga para uma discussão estratégica sobre o que se quer para o estado e o que precisa ser colocado na agenda da classe política”, declarou Geiza Rocha, subdiretora do Fórum, sobre o aniversário do órgão.

Para organizar sugestões e deliberar um foco de discussão para a comemoração, será criado um conselho consultivo com representações das diferentes câmaras setoriais que compõem o Fórum. A iniciativa foi bem recebida entre os presentes, incluindo João Fernando Tourinho, diretor técnico do Clube de Engenharia. “Nós precisamos debater propostas para motivar as pessoas através de empregos e dos negócios”, disse.

Entre os temas que serão debatidos nas câmaras ao longo do ano e podem estar no foco da comemoração de 15 anos, estão a formação de profissionais para o setor turístico, a realização de um prêmio gastronômico e a inserção das pessoas com deficiência nos setores de desenvolvimento.

Cheryl Berno, assessora do Serviço Social do Comércio (Sesc), sugeriu que haja mais discussões sobre cargas tributárias, principalmente com a participação de parlamentares e membros do Poder Executivo. Já Ronaldo Nogueira, especialista em desenvolvimento setorial da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), destacou a necessidade de integração entre e o setor e a academia. “Atualmente, fica a pesquisa de um lado e os empresários de outro”, criticou.

Retrospectiva

O resultado da atuação do Fórum em 2017 também foi assunto da reunião. Foram realizadas 52 reuniões de câmaras setoriais e cerca de 800 pessoas participaram de nove eventos promovidos durante o ano. Entre eles, o lançamento do Censo Agro 2017(1), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), assim como do Caderno de Cultura do Estado (2), feito com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O debate sobre a Base Nacional Curricular (3) também foi um dos destaques.

(1) http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/41416;

(2) http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/41755;

(3) http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/40304

 

Campanhas

O Fórum também promoveu e se engajou em diversas campanhas de conscientização, como contra o trabalho infantil e sobre educação financeira. A de mais impacto, no entanto, foi a #NãoCompreViolência, parceria entre a Alerj e o Disque-Denúncia contra o roubo de cargas (4).

(4) https://naocompreviolencia.com/

Sérgio Vianna, representante da Fetranscarga, destacou a importância da continuidade da ação, já que 12 mil cargas foram roubadas no ano passado. “A gente tem visto produtos roubados sendo vendidos nas esquinas de casa e perto do trabalho. Muita gente ainda é conivente”.

FacebookTwitterWhatsappEmail