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15.03.2019 - 17:40 Por Audryn Karolyne e Luan Damasceno

CODECON REALIZA EVENTO PELO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR

  • Por Thiago Lontra
    CODECON REALIZA EVENTO PARA O DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR

Vera Lúcia Rosa quitou uma conta de energia que não era sua. A dona de casa de 55 anos se mudou no final de fevereiro deste ano para um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida,em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Ela pagou por um consumo que não foi seu, referente a 8 de fevereiro, com medo de ter a sua energia cortada pela Light. “Estou pagando por uma conta que não é minha. Vou pagar um crime que não cometi?”, questionou.

O caso de Vera é apenas um das dezenas que os atendentes da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ouviram nesta sexta-feira (15/03), Dia Internacional do Consumidor. Em virtude da data comemorativa, a comissão montou uma tenda na Praça XV, Centro da capital, para ouvir a população das 9h às 17h.

Números

Desde 2003, a Codecon ouviu mais 220 mil pessoas. De acordo com os dados apresentados à Casa, no ano passado, ela recebeu mais de 10.005 mil reclamações, das quais, mais de 85% dos casos foram solucionadas de modo conciliatório. Os setores campeões com o maior índice de reclamações foram os de telecomunicações, financeiro e energia, como foi o caso de Vera.

Embora não componha o ranking, o número de insatisfação com os serviços prestados pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) tem crescido. Roberto Pereira Silva, locador de imóveis, reclamou do valor abusivo cobrado indevidamente pela estatal há mais de cinco anos. “Já estou lutando contra isso há anos. Fui em vários locais e ouvidorias fazer reclamação. Ando sempre com as contas no bolso para ver se consigo resolver e nada”, se queixou.

Conhecer os direitos

A coordenadora da comissão, Emanuela Lopes, destacou a importância do dia para que os consumidores saibam seus direitos e os reivindique. “Todos nós somos consumidores. Conhecendo os nossos direitos, podemos brigar por eles nas relações de consumo, já que existe um código de defesa e proteção ao consumidor”, disse.

A advogada Tatiana Gomes, uma das assessoras jurídicas do grupo, explicou que muitas pessoas, seduzidas por ofertas das empresas no Dia do Consumidor, acabam se endividando. “É nosso dia. Compram muito e começam os problemas. É um contrassenso. O nosso trabalho na comissão não é só hoje, no pós ele acontece de forma muito mais intensa”, informou.

Atendimento

Vera não conhecia o trabalho que a equipe fazia, muito menos que existia este serviço. No entanto, a expectativa para a solução do seu problema, de obter o ressarcimento e o cancelamento da conta, é positiva. “É a primeira vez que venho aqui e achei O atendimento muito bom”, comentou. Ela ainda ressaltou que, caso volte a ter algum tipo de problema semelhante, pretende voltar a procurar a comissão, que atende todos os dias úteis, das 10h às 16h no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.

“A interação da população com o Legislativo aumenta cada vez mais quando nós parlamentares vamos para as ruas ouvir as demandas da população. No dia de hoje, essa interação vem acompanhada de extrema alegria, pois o Dia Internacional do Consumidor é uma data muito especial”, afirmou o deputado presidente da comissão, Fábio Silva (DEM).

Dia Internacional do Consumidor

Comemorado pela primeira vez, em 15 de março de 1983, o Dia Internacional do Consumidor foi instituído no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

 

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