PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.11.2017 - 16:47 Por Buanna Rosa e David Barbosa

MAIS DE 20% DE ESGOTO É DESPEJADO NA LAGOA DE ARARUAMA SEM TRATAMENTO

1/1
  • Por Octacílio Barbosa
    Foto geral da reunião
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado Marco Figueiredo (PROS)

Atualmente, 77% dos resíduos despejados na Lagoa de Araruama, localizada na Região dos Lagos, são tratados. A Informação foi divulgada pelo presidente da Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da região, Carlos Roma, nesta quarta-feira (22/11). O dado foi apresentado durante audiência pública da Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para debater a despoluição da Lagoa de Araruama.

Segundo Roma, a previsão é aumentar para 80% o percentual de tratamento dos resíduos despejados na lagoa em 2018. Em toda área de concessão da Prolagos, existem sete Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que estão localizadas em Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Búzios e Iguaba Grande. Juntas, elas tratam cerca de 80 milhões de litros de esgoto por dia.

“Contratualmente temos até 2041 para coletar e tratar 90% do esgoto derramado na Lagoa de Araruama, mas queremos antecipar esse serviço. A empresa também pensa em ampliar as ETEs já existentes”, garantiu Roma.

Araruama

Já o esgoto do município de Araruama é coletado pela empresa Águas de Juturnaíba. Segundo o presidente da companhia, Carlos Gontijo, é necessário o investimento de R$ 3,5 milhões para que a concessionária consiga tratar 90% dos resíduos da lagoa. Atualmente a empresa coleta 70% do resíduo derramado. “Será preciso construir 25 quilômetros de rede de esgoto na Praia Seca, em Araruama, e uma estação de tratamento. Parte da obra já está pronta, mas ainda precisamos concluir todo o projeto”, explicou Gontijo.

O presidente da Comissão, deputado Marco Figueiredo (PROS), anunciou que visitará os municípios banhados pela lagoa para verificar de perto a situação. “Queremos preservar a maior lagoa hipersalina do mundo. Temos que garantir que centenas de moradores tenham a sua renda assegurada. Muitos pescadores dependem desse dinheiro”, afirmou o parlamentar. Os deputados Jânio Mendes (PDT), Silas Bento (PSDB) e a deputada Márcia Jeovani (DEM) também estiveram na audiência. Os três parlamentares são moradores da Região dos Lagos.

Para o pescador

Alfeu Ferreira Filho é um dos moradores que sofre com a poluição da lagoa. Pescador há 30 anos, ele sente a diferença na quantidade de pescado que consegue garantir por dia. “Há 15 anos eu pescava, em média, 100 quilos de peixe diariamente. Hoje, não consigo nem 20 quilos. Isso interfere diretamente na qualidade de vida que consigo dar para a minha família. A minha renda é muito menor e o preço das coisas só aumenta”, desabafou.

FacebookTwitterWhatsappEmail