DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PT PT - Partido dos Trabalhadores
DEPUTADO Zeidan
  • Zeidan

    NASCIMENTO

    23 de janeiro de 1968

    CONTATO

    (21) 2588-1208

    zeidan@alerj.rj.gov.br

Zeidan Lula está em seu segundo mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Novamente, foi a deputada estadual mais votada do Partido dos Trabalhadores, com 48.806 votos. Filha de nordestinos, a deputada nasceu na Baixada Fluminense, onde começou na política como militante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), atuou na Juventude Operária Católica e no Movimento de Mulheres. De Nova Iguaçu, mudou-se para Maricá quando se casou com Washington Quaquá, que se elegeria prefeito em 2004, e com quem teve o filho Diego que lhe deu os netos Luiz e Alice. A deputada é mãe também de Felipe, filho do primeiro casamento.

Zeidan Lula é líder da bancada do PT; preside a Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários e é vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj nesta nova legislatura, assim como no primeiro mandato. Seu primeiro ato, ao tomar posse, em 2019, foi protocolar a CPI da Enel da Light instalada em março de 2020 e que foi concluída em novembro, com 126 medidas para a melhoria das concessionárias. Zeidan Lula foi relatora da CPI da violência contra a mulher e tem diversas leis que protegem as mulheres e garantem seus direitos. E, nesta legislatura, foi a relatora da CPI do Feminicídio concluída em 2019.

No único levantamento feito pela Alerj, em 2017, a deputada foi uma das campeãs de proposições ( projetos e indicações de 2015 / jan 2017), se destacando na quarta posição entre os deputados

A deputada sempre votou em defesa dos interesses da população; atuou em defesa dos municípios do interior, e não apenas de sua cidade, Maricá, propôs as CPIs para investigar o lobby da Fetranspor; os desvios no Bilhete Único e Riocard; além das denúncias de superfaturamento das obras do Maracanã e da Linha 4 do Metrô. Votou contra todas as manobras do chamado “pacote de maldades do Pezão”, sempre em defesa do funcionalismo público estadual. Também votou contra a privatização da Cedae durante o governo Pezão.

Aprovou desde o ano passado 23 leis, entre as quais a Lei da volta da Geral; a que dispõe sobre a estatística de homicídio e feminicídio da juventude no Estado do Rio de Janeiro; além de projetos importantes em coautoria na CPI do Feminicídio e na CPI da Enel e Light. Na área cultural, a deputada é autora das leis que entraram em vigor em 2019 que declaram o movimento charme como bem cultural de natureza imaterial;a que declara o forró e o samba como patrimônio cultural imaterial assim como a Tapeçaria do Espraiado, em Maricá. Zeidan é coautora também da lei que institui a política estadual de economia solidária no Estado do Rio de Janeiro. É autora da lei que cria a política de turismo comunitário que beneficia o empreendedorismo na área, apostando no turismo como forma de alavancar a economia e ao mesmo tempo dar oportunidades de trabalho e renda.

Frentes Parlamentares

Brasil Itália (presidente)

Sistema Único de Assistência Social (Suas) ( presidente)

Royalties ( presidente)

Economia Solidária (membro

Baixada Fluminense (membro)

COMISSÃO DE POLITICA URBANA, HABITAÇÃO E ASSUNTOS FUNDIÁRIOS – Presidente

COMISSÃO DE TURISMO – Vice-Presidente

COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS, FISCALIZAÇÃO FINACEIRA E CONTROLE – Titular

COMISSÃO EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER – Titular

COMISSÃO DE TRANSPORTE – Titular

COMISSÃO DE TRIBUTAÇÃO CONTROLE DA ARRECADAÇÃO ESTADUAL E DE FISCALIZAÇÃO DOS TRIBUTOS ESTADUAIS – Suplente

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO – Suplente

COMISSÃO DE ESPORTE E LAZER – Suplente

COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Suplente

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – Suplente

 

Contatos:

25881208

https://www.facebook.com/ZeidanDeputadaEstadualPT

12º Legislatura (2019 – 2023) - Atual

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1635