13.12.2019 - 06:27 Por Gisele Araújo e Luan Damasceno

JORGE JESUS E RODOLFO LANDIM RECEBEM A MEDALHA TIRADENTES NA ALERJ

• Por Rafael Wallace
    Medalha Tiradentes para o técnico do Flamengo Jorge Jesus e para o Presidente do Flamengo Rodolfo Landim
  • Por Thiago Lontra
    MEDALHA TIRADENTES
  • Por Thiago Lontra
    JORGE JESUS E RODOLFO LANDIM RECEBEM A MEDALHA TIRADENTES NA ALERJ

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se transformou em rubro-negro nesta quinta-feira (12/12) para a entrega da Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo Legislativo fluminense, ao técnico do Flamengo, o português Jorge Jesus, e ao presidente do clube, Rodolfo Landim. Numa concorrida homenagem, que reuniu um grande número de parlamentares e convidados, coube ao presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano (PT), flamenguista de carteirinha, fazer as honras da Casa. Em seu discurso de abertura da sessão solene, ele destacou os feitos de Jesus, que levou o time aos recentes títulos da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. Emocionado, Ceciliano concluiu sua fala fazendo um pedido para que o treinador continue à frente da equipe.

“Quis o destino que outro português desembarcasse no Brasil para redescobrir a magia daquele que ainda é considerado o melhor futebol do mundo. Por isso, Jesus, permita-me finalizar essas minhas palavras com um pedido especial, que tenho a certeza é o mesmo de toda a nação rubro-negra e também daqueles que são admiradores do seu trabalho: fica no Flamengo. O futebol agradece”, disse Ceciliano, autor da homenagem a Jorge Jesus juntamente com os deputados Alexandre Knoploch (PSL) e Rodrigo Bacellar (Solidariedade).

Em meio aos gritos de “Mister, Mister…”, que ecoaram das lotadas galerias do Plenário com torcedores rubro-negros, o treinador mostrou-se agradecido e sensibilizado em ser homenageado pela Alerj. E sinalizou que tanto carinho o move a continuar no Brasil.

“As homenagens e manifestações que estou recebendo são muito importantes, pois mexem com o sentimental e isso irá contribuir para a minha decisão de ficar (ou não) no clube. É curioso um português estar sendo homenageado com a Medalha Tiradentes, mas isso muito me honra. Temos o Dom Pedro que proclamou a independência, e nós portugueses e brasileiros estaremos sempre ligados pela história, pelo sangue, por várias maneiras”, comentou Jesus.

Com a camisa do Flamengo sob o terno, o deputado Knoploch justificou a homenagem ao treinador: “Quando alguém leva alegria a uma sociedade sofrida e trabalhadora que enfrenta tantos desafios e adversidades no seu dia a dia, essa pessoa precisa ser reconhecida. É o caso do Jorge Jesus, que merece a medalha”.

Já o deputado Bacellar salientou que essa condecoração é uma maneira de marcar o momento que o time tem vivenciado. “O bom futebol que gostamos de assistir desperta paixões e tem sido fundamental para o aquecimento também da economia. Reconhecer quem torna esse esporte algo ainda maior é o mínimo que podemos fazer”, observou.

Dupla homenagem

Homenageado duplamente com a Medalha Tiradentes e o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro - numa iniciativa dos deputados Ceciliano, Márcio Pacheco (PSC) e Thiago Pampolha (PDT) -, o presidente do Flamengo expressou o que representa ser condecorado pela Alerj.

“Para mim é um enorme prazer ser agraciado com a maior honraria do meu Estado do Rio de Janeiro. Isso é fruto do trabalho de uma grande equipe que dedica seu tempo para fazer com que o Flamengo cresça. Sem essa equipe, a gente nunca teria chegado aonde chegou. Quero agradecer demais pelas homenagens porque nossa meta não é só colocar o Flamengo no topo, mas fazer com que ele fique lá, e com isso continuar contribuindo com o resgate do orgulho de milhões de flamenguistas e brasileiros”, disse Landim.

Ao olhar para as galerias do Plenário um torcedor em especial chamou a atenção de todos por estar vestido (fantasiado) como um super-herói rubro-negro. Trata-se de Antonio Elizeu Ferreira da Silva, de 52 anos, morador do bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio, e apaixonado pelo Flamengo. Ele descreveu seu sentimento em participar dessa homenagem.

“A maior importância da condecoração da Alerj é que são 42 milhões de torcedores que também se sentem homenageados. Os deputados tiveram a sensibilidade de reconhecer o valor e a importância do time de maior torcida do Brasil”, disse Elizeu, evidenciando no seu traje toda a sua paixão pelo clube. Ma teve torcedor também com a roupa do famoso personagem Chapolin Colorado e carregando um cartaz com a frase ‘Hoje tem homenagem a Jesus’. E não faltou o hino do clube, que foi cantado em coro pelos presentes.

A maioria dos 70 deputados da Alerj - mesmo aqueles que não torcem pelo Flamengo - marcou presença no Plenário para prestigiar a cerimônia, que contou até com a apresentação de uma cantora de fado, principal estilo musical de Portugal, terra natal de Jorge Jesus. Ele, por sinal, entra para a galeria de personalidades do futebol agraciadas com a Medalha Tiradentes, juntando-se a nomes como Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Luiz Felipe Scolari (Felipão) e Clarence Seedorf.