PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

26.05.2017 - 10:31 Por Symone Munay

RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO DO PARLAMENTO JUVENIL SAIRÁ NA PRÓXIMA SEMANA

  • Por Divulgação / Divulgação
    RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO DO PARLAMENTO JUVENIL SAIRÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Pela primeira vez desde que o Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foi criado, em 2003, todos os 92 municípios fluminenses estão sendo representados nesta 11ª edição do projeto. Cerca de 1.200 instituições de ensino da rede pública estadual deram início à corrida eleitoral na última quarta-feira (24/05), com a abertura do primeiro turno das eleições dentro de suas escolas. A disputa é entre os estudantes de 14 a 17 anos de idade, do 1º e 2º ano do ensino médio e que tentarão ganhar as eleições para representar suas cidades. O resultado deste primeiro turno será conhecido na segunda-feira (29/5).

O coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSol), esteve no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e promoveu um debate com os estudantes. “Estamos batendo mais um recorde com a participação de todos os municípios. A capital contará com três representantes e outros três municípios com maior número de candidatos inscritos válidos, terão dois", disse o parlamentar.



Conhecendo o PJ

O Parlamento Juvenil foi criado em 1998 pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), mas teve a primeira edição em 2003. No primeiro turno, são selecionados os candidatos dentro de cada escola e, no segundo, são eleitos os representantes das 92 cidades fluminenses. O segundo turno das eleições será no dia 14 de junho.

Do dia 26 de novembro a 01 de dezembro os jovens eleitos em suas cidades estarão na Alerj e terão a oportunidade de participar de debates, propor melhorias em políticas locais e defender seus projetos de lei no plenário Barbosa Lima Sobrinho. Os três textos mais votados serão encaminhados ao governador do Estado, podendo ou não virar lei.

Conheca a agenda do PJ-Alerj:

2º turno – 14 de junho
Capacitação online – 2 a 20 de outubro
Capacitação presencial – 23 de outubro a 1 de novembro
Semana parlamentar – 26 de novembro a 1 de dezembro

FacebookTwitterWhatsappEmail