29.05.2017 - 16:47 Por Buanna Rosa

COMISSÃO ENCONTRA IRREGULARIDADES NA LAGOA DE MARAPENDI

COMISSÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL REALIZA VISTORIA NA LAGOA DA BARRA
  • Por Octacílio Barbosa
    Os deputados, Lucinha (PSDB), Dr Julianelli (REDE), Cidinha Campos (PDT) e Nivaldo Mulim (PR)
  • Por Octacílo Barbosa
    Foto geral da vistoria
    Poluição na Lagoa da Barra
    Poluição na Lagoa da Barra

Desmatamento clandestino, escoamento irregular de esgoto e acúmulo de areia que reduz a profundidade da lagoa. Estas foram algumas das irregularidades encontradas pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, durante vistoria nesta segunda-feira (29/05).

A presidente da Comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), informou que vai cobrar uma fiscalização mais rígida da prefeitura do Rio e da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae). “Queremos responsabilizar os culpados por essas práticas. Essa será uma medida imediata da comissão. Não podemos permitir que prédio algum jogue esgoto na lagoa, muito menos condomínios de luxo, e que áreas de preservação sejam desmatadas.”

Cidinha vai solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) a licença ambiental concedida para realização do desmatamento, ao lado do Shopping Downtown. A deputada Lucinha (PSDB) reforçou que o trecho desmatado é uma Área de Preservação Ambiental (APA) e, por isso, não poderia ter sido modificada. “Aquele desmatamento é um crime ambiental e nunca poderia acontecer. Cabe à comissão chamar a prefeitura e os empresários dessa área para que justifiquem essa medida. Mas já podemos embargar a obra e em seguida descobrir quem está a frente dessa ação”, afirmou Lucinha.

Rede de esgoto

O coordenador do curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Adacto Ottoni, explicou que toda a região vistoriada já contém rede coletora de esgotos da Cedae. “No entanto, falta fiscalização. Encontramos vários pontos de vazamento clandestino de esgoto, que confirmam a deficiência na fiscalização ambiental. A Cedae precisa responder sobre essas saídas irregulares."

O deputado Nivaldo Mulim (PR) sugeriu a implementação de um novo modal hidroviário na Lagoa de Marapendi, que ligasse o canal até a linha quatro do metrô: “Seria algo que ajudaria muito na mobilidade urbana da região”.

“Se não cuidarmos dessas lagoas, em breve as praias estarão contaminadas também”, lembrou o deputado Dr. Julianelli (Rede).

Próximas vistorias

Segundo o professor Adacto Ottoni, além da Lagoa de Marapendi, as Lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca também precisam da atenção da comissão. “Os rios drenantes que cortam essas outras duas lagoas são verdadeiros valões de esgotos a céu aberto.”

A presidente da Comissão, deputada Cidinha Campos, informou que o grupo vai vistoriar essas duas lagoas da região.