DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
REP Republicanos
DEPUTADO Tia Ju
  • Tia Ju

    NASCIMENTO

    19 de janeiro de 1968

    Conceição do Jacuípe (BA)

    CONTATO

    (21) 2588-1669

    tiaju@alerj.rj.gov.br

Jucelia Oliveira Freitas, a Tia Ju, é pedagoga e pós-graduada em Direito da Infância e da Juventude, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ), tendo sido eleita, em 2022, para o seu 3º mandato de deputada estadual pelo Partido Republicanos. Na atual legislatura, a parlamentar integra a Mesa Diretora da Alerj como 2ª Vice-Presidente, tendo sido, na legislatura anterior, 3ª Vice-Presidente, em 2019, e 2ª Secretária, em 2022.

Tia Ju já acumula 65 leis de sua autoria, aprovadas pela Alerj, até janeiro de 2023. Sua atuação parlamentar prioriza a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, mulheres, negros, pessoas transtorno espectro autista (TEA) e com deficiência. É presidente-fundadora da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância; cofundadora do Fórum Permanente de Diálogo com as Mulheres Negras, e integrante do Comitê pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro, em parceria com a UNICEF. Na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), foi eleita Vice-Presidente da Região Sudeste, na gestão de 2023.

A deputada foi líder da Bancada do seu partido na Alerj, integrou a Comissão de Representação Brasileira que acompanha os trabalhos da Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas - CSW/ONU, e coordenou a Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (FENACRIA), na Região Sudeste. Tia Ju ainda presidiu, por dois anos seguidos, a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, onde realizou quase 30 audiências públicas, que discutiram importantes questões.Além disso, foi membro de diversas outras comissões permanentes - entre elas a de Defesa dos Direitos da Mulher, a de Saúde e a de Defesa Civil -, e de CPIs na Casa Legislativa, a exemplo da que apurou Casos de Desaparecimento de Crianças e a que investigou as Causas e Consequências dosCasos de Intolerância Religiosa no Estado do Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2020, a parlamentar licenciou-se, para assumir a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município do Rio de Janeiro, a convite do seu partido. A sua expertise na área social, deram base ao trabalho realizado nos 12 meses em que permaneceu à frente do órgão, em plena pandemia de Covid, e para o legado que deixou.

Na estrutura do Partido Republicanos, a parlamentar ocupa, desde fevereiro de 2021, o cargo de Secretária Nacional do Movimento Mulheres Republicanas, que busca aumentar a participação feminina na política.

Nascida em Conceição de Jacuípe, no interior da Bahia, a parlamentar recebeu o seu apelido, ainda muito jovem, quando realizava trabalhos educativos voluntários com crianças carentes, adolescentes infratores e dependentes químicos. Há muitos anos, é membro da Igreja Universal do Reino de Deus, onde foi coordenadora da Educação Bíblica Infanto-Juvenil (EBI), e supervisionou e participou do processo de criação e desenvolvimento de projetos pedagógicos infanto-juvenis ligados à educação e à formação de valores em jornais, revistas impressas e publicações digitais.

Tia Ju reside no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, é casada com o Pastor Pedro de Queiroz Freitas há quase 30 anos, e mãe de Victor, hoje com 15 anos. Antiga militante na causa da adoção, em especial, da adoção tardia, é madrinha da tradicional Caminhada da Adoção, realizada anualmente no Rio de Janeiro. Ela é também madrinha do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ).

Entre os diversos títulos recebidos pela deputada ao longo de sua trajetória, estão a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Prêmio Internacional Mulher Negra Destaque na América Latina, oferecido pelo governo da Colômbia; a Medalha Tiradentes e a Medalha Pedro Ernesto, principais honrarias concedidas pela Alerj e Câmara Municipal do Rio de Janeiro, respectivamente, além do Diploma e o Conjunto de Medalhas Esperança Garcia, concedido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1668

MÍDIAS SOCIAIS