26.04.2018 - 15:41 Por David Barbosa

SECRETÁRIO DE TRANSPORTES AFIRMA QUE EDITAL DE LICITAÇÃO DAS BARCAS SERÁ LANÇADO

• Por Rafael Wallace
    Comissão Especial para acompanhar a licitação das barcas

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, garantiu que nas próximas semanas lançará o edital de concessão das barcas. A promessa é de que a mudança na concessionária que opera o modal garanta novos investimentos para o setor. As informações foram apresentadas durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (26/04) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O secretário assegurou que o serviço não sofrerá qualquer interrupção durante o processo licitatório. "A atual empresa continuará operando as barcas até o fim do processo. O novo contrato permite ampliar a utilização das baías de Guanabara e da Ilha Grande para amenizar o problema da mobilidade urbana, com a possibilidade de criação de novas linhas”, esclareceu.

Novas estações

No entanto, Vieira informou que a implementação de novas estações só ocorrerá depois que a nova concessionária estudar a viabilidade dos trajetos. Por isso, ainda é incerta a criação de linhas almejadas pela população, como as que ligariam Duque de Caxias e São Gonçalo ao terminal da Praça XV, na capital.

"O transporte aquaviário vem apresentando queda no número de passageiros. Em 2016, 110 mil pessoas eram atendidas diariamente. Hoje, são apenas 68 mil. Será preciso avaliar a rentabilidade das novas linhas, levando em conta os gastos com combustível e as obras de dragagem", afirmou o secretário.

O deputado Zito (PP), ex-prefeito de Caxias, lamentou a dificuldade para a construção de um terminal aquaviário no município. “Segundo a explicação da secretaria, a linha Caxias–Praça XV é improvável devido ao tempo de viagem que superaria duas horas, o que encareceria a tarifa”, explicou o parlamentar, que presidiu a audiência.

Supervia: ramais suspensos voltarão a operar

O encontro também discutiu o funcionamento dos ramais ferroviários Guapimirim e Vila Inhomirim, paralisados desde o mês passado por conta de problemas técnicos nos trens que operam o trajeto. O representante da Supervia, José Augusto, anunciou que o serviço será retomado na próxima semana. "Nós alugamos duas locomotivas de uma companhia catarinense, que irão atender à população enquanto realizamos os reparos nas máquinas avariadas. Por enquanto, o percurso está sendo feito por uma empresa de ônibus", disse.

A audiência foi um esforço conjunto das comissões de Representação para acompanhar o processo de licitação das barcas e da Especial sobre as demandas da linha ferroviária Saracuruna-Gramacho, ambas presididas pelo deputado Zito. Também estiveram presentes na reunião os deputados Nivaldo Mulim (PR) e Waldeck Carneiro (PT).