PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

14.03.2019 - 19:00 Por Comunicação Social

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DISCUTE TEMAS PARA 2019

  • Por Reprodução ALERJ
    FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DISCUTE TEMAS PARA 2019

Política de incentivos fiscais foi destaque na reunião

A aprovação do Marco Legal da Inovação, a política de incentivos fiscais e a criação do Selo Arte no Rio de Janeiro para fomentar o setor agropecuário. Esses são alguns dos temas que as entidades do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destacaram como foco para o Parlamento em 2019. Nesta quinta-feira (14/03), representantes das 48 instituições que compõem o órgão se reuniram para debater os focos de trabalho para este ano.

Principal ponto do encontro, a política de incentivos fiscais foi apontada por diferentes entidades como um instrumento para promover o desenvolvimento econômico e social do estado. “Acho que seria importante retomar esse tema e esclarecer como a guerra fiscal faz o Rio perder muitas indústria”, comentou Flavia Ayd, gerente jurídica de Defesa de Interesses Coletivos do Sistema Firjan, que disse acreditar na geração de emprego e no aumento da renda a partir do incentivo à atividade empresarial.

A temática da Educação também veio à tona no encontro, com destaque a projetos destinados à juventude que reside na área rural e ao empreendedorismo. "Temos que aprofundar o debate sobre o emprego, reconhecendo a realidade de que, com a automação, eles tendem a diminuir. Temos que pensar como conseguiremos melhorar a qualidade de vida da população diante desta nova realidade", ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Luis Passoni.

Retrospectiva

No encontro, a equipe do Fórum de Desenvolvimento fez uma retrospectiva das ações de 2018. No ano passado, o órgão realizou 47 reuniões de câmaras setoriais e cerca de 1.547 pessoas participaram dos nove eventos promovidos. Entre eles, o lançamento do projeto Agenda de Futuro [1], que debateu propostas para a retomada do crescimento econômico fluminense, e do Rio em Números, publicação da Fecomércio-RJ que reúne dados do estado dos últimos anos e demonstra a persistência da desigualdade social. “Agora temos que pensar em como esses números podem subsidiar ações e projetos que reduzam essa desigualdade e fomentem os negócios”, explicou Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum.

link [1] = http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/44776
link [2] = http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/45093

FacebookTwitterWhatsappEmail