DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PDT PDT - Partido Democrático Trabalhista
DEPUTADO Tânia Rodrigues
  • Tânia Rodrigues

    NASCIMENTO

    18 de abril de 1950

    Niteroi

    CONTATO

    (21) 2588-1316

    taniarodrigues@alerj.rj.gov.br

Aos três anos de idade, quando mal começava a dar seus primeiros passos, Tânia contraiu o vírus da poliomielite. Filha de família de poucas posses, encontrou em seus pais e amigos a força e determinação para se transformar em uma vencedora. Apesar das inúmeras intervenções cirúrgicas por que passou, seus estudos jamais foram interrompidos. Tânia fez dos leitos hospitalares seus bancos escolares.

Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina, formando-se aos 23 pela Universidade Federal Fluminense. Medica formada e com especialização em Neurologia, apesar da pouca idade foi coordenar o Serviço de Neurologia da Casa de Caridade de Araruama.

Com a vida no caminho da estabilização, Tania pode então começar a se dedicar a sua maior paixão: contribuir para que o olhar da sociedade se transformasse em relação aos seus semelhantes, trabalhando sem descanso para que outras pessoas com deficiência, como ela, pudessem encontrar melhor direção para suas vidas.

Em 1981, no Ano Internacional da Pessoa Deficiente, Tania juntou amigos e fundou a Andef – Associação Niteroiense dos Deficientes Fisicos. Mais uma vez, sem medo e com determinação redobrada, Tania conduziu a Andef ao patamar de maior organização de pessoas com deficiência do Brasil e uma das maiores do mundo.


Tânia é casada, mãe de 2 filhos, Gustavo e Camila e avó de Lara.

VIDA PARLAMENTAR

Foi Vereadora em Niterói, sua cidade Natal, entre 1992 e 1994 e entre 2012 e 2014. Deputada Estadual entre 1995 e 2003, Tania é autora de importantes Leis que tratam de prevenção de deficiências, como a que tornou obrigatório o uso do Cinto de Segurança nos automóveis no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, quando não havia ainda regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito sobre a questão.

Foi presidente ou relatora de importantes CPIs como a que avaliou as condições dos bancos de sangue no Estado e da Comissão que avaliou as condições dos abrigos para idosos.

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1175