22.03.2017 - 15:04 Por Buanna Rosa

GOVERNO NÃO PAGA EMPRESAS CONTRATADAS PELA FUNDAÇÃO DE ENSINO À DISTÂNCIA HÁ UM ANO

• Por Octacílio Barbosa
    Foto geral da reunião

Desde 2016, o Governo do Estado não paga as empresas prestadoras de serviço contratadas pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distancia do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). A informação foi divulgada pelo presidente da Rede Cecierj, Carlos Bielschowisky, durante audiência publica da Comissão de Educação, realizada nesta quarta-feira (22/03), no Palácio Tiradentes.

Carlos informou que, de acordo com a Lei Orçamentária aprovada no ano passado, R$ 15,9 milhões foram destinados para o custeio da Fundação. "A verba foi liberada, nós contratamos os terceirizados, apresentamos os recibos dos serviços prestados, mas as Secretaria de Fazenda não efetuou o pagamento, como deveria ter ocorrido", explicou o presidente da Fundação.

Com isso, os 61 Centros de Estudos de Jovens e Adultos (Ceja), administrados pela Cecierj, estão sem porteiros, limpeza e merendas, desde o início desse ano. "Teremos que fechar ainda nesse semestre quatro escolas do Ceja. A verba está cada vez mais curta", adiantou Carlos, que também se mostrou preocupado com a falta de computadores na Rede, equipamentos necessários para o ensino à distância oferecido na Fundação.

Pré-Vestibular

Cerca de 10 mil alunos matriculados no Pré-Vestibular Social, administrado pelo Cecierj, também estão sentindo os reflexos da crise. A Secretaria de de Estado de Educação (Seeduc) informou à Fundação Cecierj que além do transporte social, que nunca foi oferecido para esses alunos, agora não terá mais como dispor de repasse para a merenda dos estudantes. "Vamos tentar ajudar quem tem uma renda menor, mas não sabemos por quanto tempo", afirmou Carlos.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt (PPS), sugeriu ao presidente da Cecierj que seja solicitada ajuda à Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). "A Secti tem um repasse de merenda destinado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Em situações emergenciais como essa, poderíamos verificar a possibilidade da Secretaria repassar parte desse recurso à Seeduc, para que a mesma destine à Fundação Cecierj", ponderou o deputado.

A Fundação

Há 17 anos a Fundação Cecierj desenvolve projetos nas áreas de educação superior à distância e divulgação científica. Atualmente a Rede conta com 40 mil alunos, divididos em 32 unidades em todo o estado. Segundo o presidente da Associação de Servidores da Rede Cecierj, Vittorio Lo Bianco, os últimos anos estão sendo os mais difíceis para a instituição. "Estamos sem apoio do governo do estado. Na última semana uma servidora ficou presa dentro de uma sala de aula na sede da Mangueira, após bandidos terem invadido o prédio, que não tinha nenhuma segurança", desabafou o servidor.