PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

27.04.2017 - 17:15 Por Mariana Varandas

DEPUTADOS RECEBEM COMITIVA SUL-AFRICANA NA ALERJ

  • Por Paula Peltier
    Deputados estaduais se reuniram com parlamentares sul-africanos nesta quinta-feira (27/04)

No dia da comemoração dos 23 anos do fim do apartheid na África do Sul, uma comitiva de parlamentares e integrantes de comitês sociais de Northern Cape, a maior província do país, se encontrou com parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo da reunião, realizada nesta quinta-feira (27/04), foi estreitar os laços entre os dois parlamentos e fomentar a cooperação técnica de setores importantes da economia como agricultura, mineração e turismo.

Entre os deputados presentes estavam o presidente em exercício da Casa, André Ceciliano (PT), Luiz Paulo (PSDB), Zaqueu Teixeira (PDT), Bruno Dauaire (PR), e Fatinha (SDD).

Tanto o Brasil como a África do Sul fazem parte do agrupamento econômico, o BRICS, formado também pela Rússia, China e Índia. A vice-chefe dos Comitês Sociais, Goganamang Gladys, se disse emocionada com a homenagem e também celebrou o fato de comemorar uma data tão especial no Brasil, considerado o mais africanizado no grupo, e que sempre esteve solidário ao povo africano.

“Gostaríamos de conhecer mais como o país lida com a situação da política atual. Existem muitas semelhanças entre o Brasil e África do Sul, e há muitos desafios que ambos têm que lidar. O Brasil é um país que sempre esteve de portas abertas para nós, e sempre nos recebeu quando precisamos”, relatou.

A delegação foi homenageada com um botton, simbolizando o Palácio Tiradentes, e conheceram um pouco mais da história do local, do estado, e da importância da África na cultura e na miscigenação do povo brasileiro. “A nossa origem também é africana, precisamos reconhecer a importância dos afrodescendentes na formação do nosso povo. Esse encontro foi uma grande oportunidade que tivemos para trocar conhecimento, e compartilhar nossas virtudes e mazelas também”, destacou Ceciliano.

O deputado Luiz Paulo destacou semelhanças entre as duas nações, que têm democracias relativamente jovens. "Agora estamos passando por uma grave crise ética, moral, social, econômica e financeira. Mas é importante dizer que o povo brasileiro é alegre, apaixonado por musica, dança e esportes, principalmente o futebol", disse.

FacebookTwitterWhatsappEmail