16.08.2017 - 14:42 Por Buanna Rosa

PROFESSORES DE ESPANHOL COBRAM OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NA REDE ESTADUAL

• Por LG Soares
    Professores de espanhol solicitam obrigatoriedade da disciplina na grade curricular.
  • Por LG Soares
    Deputado Comte Bittencourt (PPS).
  • Por LG Soares
    Patrícia Farelo, subsecretária de gestão de ensino da SEEDUC.
  • Por LG Soares
    Priscila Martins, professora de espanhol.

Professores de espanhol da rede estadual de ensino solicitaram à secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que a disciplina seja obrigatória na grade curricular dos alunos. O pedido foi feito durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizada nesta quarta-feira (16/08).

De acordo com o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), a Secretaria está descumprindo a Lei Estadual 2447/95 e o artigo 317 da Constituição Estadual, que determinam a obrigatoriedade da matéria na rede pública. “A Comissão sai sem nenhuma dúvida de que as duas línguas estrangeiras são obrigatórias no currículo da rede estadual. Nós já solicitamos que a Seeduc modifique a forma que é oferecido o curso atualmente”, explicou.

Atualmente, segundo Priscila Martins, professora da escola Antonio Prado Junior, na praça da Bandeira, a disciplina costuma ser optativa na maioria das esolas, além de ser oferecida em horários extra-classe. "A nossa matéria é preterida pelos diretores, que não incluem a aula de espanhol no horário regular dos alunos. Temos que oferecer as aulas em horários extras", desabafou a professora.

Revisão

Em resposta, a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Patricia Alexandre, disse que vai apresentar ao setor jurídico da pasta as demandas. “Vamos estudar a determinação legislativa. Caso a gente esteja descumprindo a norma vamos fazer os ajustes necessários”, prometeu Patrícia. A gestora também explicou que atualmente a direção da escola é que define se o espanhol será obrigatório ou optativo na unidade. “Cobramos apenas que a língua seja ofertada e esteja na grade semanal”, justificou.

Ensino integral

Ao todo, o estado conta com 1260 professores de língua espanhola na rede. Desses, 1.111 estão trabalhando em sala de aula. Priscila acrescentou ainda que hoje é oferecido apenas um tempo de aula para a disciplina. "Temos só 50 minutos em sala. Esse tempo é muito curto. Mal conseguimos passar a matéria e já temos que finalizar", relatou. Para solucionar esse problema o deputado Comte sugeriu que fosse adotado o período integral nas escolas. “Essa é uma medida que precisa de um debate mais profundo, mas se for necessário vamos fazê-lo. O que não pode, é deixar de ser cumprida a legislação”, concluiu.

Os deputados Tio Carlos (SDD), Flávio Serafini (PSol), Dr. Julianelli (Rede) e Waldeck Carneiro (PT) também participaram da reunião.