PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

18.06.2018 - 10:56 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: CAMPANHA PARA O CULTIVO DE PLANTAS QUE REPELEM O MOSQUITO AEDES AEGYPTI SERÁ CRIADA

  • Por Divulgação internet

Visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, será criada uma campanha de incentivo ao cultivo das plantas citronela e crotalária. É o que determina a Lei 7.992/18, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta segunda-feira (18/06).

A citronela tem efeito repelente, enquanto a crotalária atrai libélulas, que são predadores naturais do mosquito. Segundo a autora do projeto, a ex-deputada Fatinha, o objetivo é distribuir mudas e sementes em conjunto com outras ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti. O poder público poderá realizar campanhas educativas nas escolas e unidades de saúde e também realizar o plantio de citronela e crotalária em áreas públicas. A regulamentação da norma ficará a cardo do Poder Executivo.

“O aumento do número de casos dessas doenças no estado, inclusive fatais, é preocupante. A proliferação do mosquito transmissor pode ser combatida de forma natural com o cultivo da citronela e da crotalária. Essas plantas não causam danos à saúde por serem um repelente ecológico e não existem registros de ocorrências de reações alérgicas”, argumenta Fatinha.

FacebookTwitterWhatsappEmail