DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PT PT - Partido dos Trabalhadores
DEPUTADO Gilberto Palmares
  • Gilberto Palmares

    CONTATO

    (21) 2588-1318

    gilbertopalmares@alerj.rj.gov.br

Gilberto Palmares é historiador, formado pela UERJ e pós-graduado em Educação. Foi eleito deputado estadual em 2002 e está em seu quarto mandato. Criado no morro da Formiga, trabalhou por 29 anos na Embratel. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio) por dois mandatos.

Atual líder da bancada do PT na Alerj, nos últimos dois anos esteve ao lado dos servidores estaduais. Votou contra o pacote de maldades do Pezão e pela manutenção da prisão dos deputados envolvidos com a máfia dos transportes.

Luta contra as privatizações, principalmente da Cedae e do setor elétrico. Teve destaque na vitória que garantiu o duodécimo da UERJ e o passe livre para os estudantes dos colégios da rede pública federal e municipal. Palmares participa ainda da luta por moradia digna e direitos humanos.

É presidente da Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose/Aids e Diabetes; da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Pública; da Frente Parlamentar Estadual pela Liberdade de Expressão e da Democratização da Mídia. É membro da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico.

Na Alerj, aprovou mais de 100 leis para beneficiar a população.

Na área do transporte virou referência dos usuários. Atualmente é vice-presidente da CPI da Fetranspor, que investiga irregularidades no setor do transporte. Foi presidente da CPI das Barcas, é autor da Lei 5485/2009, que obriga a instalação de elevadores e equipamentos necessários para garantir a acessibilidade no metrô de grávidas, idosos e pessoas com deficiência. Está na luta por justiça na morte da estudante Joana Bonifácio, arrastada pelo trem em 2017, na estação de Coelho Neto.

Como ex-morador de comunidade, Palmares sempre trabalha em parceria com os movimentos sociais, ouvindo os principais interessados porque acredita na participação, mobilização e no debate.

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1123