PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

19.09.2017 - 19:10 Por Carolina Moura

PALÁCIO TIRADENTES REABRE AS PORTAS AO PÚBLICO COM A EXPOSIÇÃO "ALÉM DO OLHAR"

1/1
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES REABRE PROGRAMAÇÃO CULTURAL
  • Por Thiago Lontra
    Thamires Leite
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES REABRE PROGRAMAÇÃO CULTURAL
  • Por Thiago Lontra
    Rodrigo Andriàn
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES REABRE PROGRAMAÇÃO CULTURAL
  • Por Thiago Lontra
    Mario Capeluto com sua esposa

O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabriu as atividades culturais nesta terça-feira (19/09), com a exposição "Além do Olhar", do artista Rodrigo Andreàn. Os 35 quadros ficarão expostos até o dia 19 de outubro, com entrada franca.

São 35 telas expostas no salão nobre e no corredor do terceiro andar do prédio, apresentando uma retrospectiva dos últimos dez anos de trabalho do Andreàn. "Essa exposição se chama 'Além do Olhar' porque a minha obra é aberta, então eu crio e trabalho com linhas geométricas, orgânicas, fechando cor, imagens e figuras. O público me ajuda a construir a obra com as suas diferentes interpretações", disse Rodrigo. "Vai muito além do que eu vejo ou do que a gente vê, é o que cada um espera na pintura. Gosto quando as pessoas param em frente a minha obra e começam a analisar e enxergar coisas que nem eu vi. Isso é muito gratificante para mim", completou ele.

A assistente social Thamires Leite, de 23 anos, do Belém do Pará, aproveitou a abertura da exposição para conhecer o Palácio Tiradentes. Eu estava passando aqui em frente e me falaram da exposição, fiquei curiosa e quis ver", afirmou. "Adorei os quadros dele, as cores fortes e as formas abstratas. O interior do palácio também é lindo. É minha primeira vez no Rio e com certeza vou voltar", acrescentou.

Morador de Petrópolis e admirador de artes, o aposentado Mário Capeluto, de 74 anos, nunca tinha visto uma exposição de arte dentro do Palácio. "Este é um espaço que eu não tinha vindo ainda para ver exposição. Estou surpreso com essa abertura", afirmou. "Está tudo muito bonito, e olha que eu já fui a muitas exposições", brincou Mário.

Calendário cultural

Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Fernanda Figueiredo, uma nova exposição diferente será aberta a cada mês. "Esta é a primeira do ano. No mês que vem, por exemplo, teremos uma ação em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL) e vamos colocar vários livros nas escadas, marcando o início da primavera. Teremos todo mês alguma exposição, cada uma com a duração de 30 dias", disse. "O objetivo é atrair o público e trazer a população para mais perto do Palácio", finalizou.

Serviço
Exposição Além do Olhar
Onde: Palácio Tiradentes: Rua Primeiro de Março, s/nº– Praça XV – Centro. De segunda a sábado, de 10h às 17h. Domingos e feriados, de 12h às 17h. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº, Praça XV.

FacebookTwitterWhatsappEmail