23.11.2017 - 14:50 Por David Barbosa

AUDITORIAS-FISCAIS REGIONAIS DA CAPITAL MUDAM DE ENDEREÇO

• Por Rafael Wallace
    Comissão de Trabalho

Seis postos das Auditorias-Fiscais Regionais (AFRs) do município do Rio de Janeiro estão sendo realocados para um novo endereço no Centro da capital. Destes, quatro serão realocados até o final do ano para a Rua Buenos Aires e dois já estão operando no local, as AFRs Norte e Bonsucesso. A ação faz parte de um projeto de reestruturação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e foi tema de audiência pública da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta quinta-feira (23/11).

Segundo Caroline Tuttman Okasaki, auditora da Receita Estadual, o processo foi pensado junto com outras ações visando à redução de despesas da Fazenda. "O prédio novo é propriedade do estado. Logo, a mudança permite uma economia muito grande no aluguel, de aproximadamente R$ 105 mil reais por mês", explica. Além da questão financeira, outra vantagem apontada por Tuttman é o atendimento unificado.

O único posto que não foi remanejado para o Centro foi o da AFR Oeste, que abrange os bairros de Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar. Segundo Tuttman, esta auditoria irá ainda esse ano para novo prédio, em Campo Grande.

Além da realocação dos postos, outra ação tomada foi a implementação do novo Sistema Integrado de Cadastro e Manutenção dos Colaboradores (SinCad). Segundo Tuttman, até dezembro também será implantada uma interface para pedidos de isenção do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para taxistas e portadores de necessidades especiais.

Insatisfação dos servidores

De acordo com o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PSol), a audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Fazendários do Rio de Janeiro (SINFAZERJ), devido à preocupação com possíveis problemas de locomoção e acesso dos servidores das auditorias aos seus novos locais de trabalho: "Houve um mal-entendido. Chegamos a imaginar que a Fazenda fecharia postos em vários municípios. Na verdade, o que ocorre é um processo de reestruturação dos postos no município do Rio de Janeiro", explicou. O deputado afirmou que enviará para o SINFAZERJ cópias dos esclarecimentos apresentados pelos representantes da Secretaria presentes na audiência.

Tuttman admitiu que os servidores ficaram apreensivos com a demora em receber informações sobre a mudança de endereço das ARFs. "Devido ao cronograma apertado, a Sefaz demorou a realizar reuniões para explicar o projeto aos fazendários, o que gerou neles certo receio. Mas ao longo das reuniões, eles foram compreendendo. Muitos já estão trabalhando no novo prédio no Centro e se mostram bastante satisfeitos", comemora. O novo endereço das Auditorias-Fiscais Regionais é na Rua Buenos Aires, 309, no Centro. Vale lembrar que, por ora, apenas as ARFs Norte e Bonsucesso estão operando no local.