DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
SDD SDD - SOLIDARIEDADE
DEPUTADO Coronel Jairo
  • Coronel Jairo

    NASCIMENTO

    20 de outubro de 1949

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1233

    coroneljairo@alerj.rj.gov.br

Coronel Jairo iniciou em junho de 2021 o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. É um dos deputados mais experientes da Alerj, com leis aprovadas e sancionadas que asseguram melhorias na saúde, segurança pública, educação, entre outras áreas. 
 
Ao longo de sua vida parlamentar, Coronel Jairo tem se dedicado em construir uma sociedade mais justa e igualitária. É de sua autoria o projeto de lei 702/2003, que serviu de base para a construção da primeira universidade pública da Zona Oeste, a Uezo, inaugurada em 2005. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado atrás do campo do Bangu, também foi uma conquista para a região. 
 
O deputado trabalhou pela criação do Bilhete Único nos transportes coletivos, permitindo a integração entre ônibus, trens, barcas e metrô. Coronel Jairo também é autor de duas importantes iniciativas na área de saúde: a licença-maternidade de 180 dias nas empresas privadas (Lei 5.160/2007) e a criação do Programa de Saúde do Adolescente (Lei 5.020/2007).
 
Através de indicações legislativas apresentadas por Coronel Jairo, a zona oeste ganhou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos bairros Bangu, Realengo, Vila Kennedy, Padre Miguel, Santa Cruz, Campo Grande, Senador Camará e Jardim Novo.
 
Policial militar durante mais de 30 anos, o deputado é autor da Lei 4848/2006, que mudou a carteira funcional de PMs e bombeiros ao passarem para a reserva. A nova identidade registra o posto ou graduação que os servidores passam a ocupar na reserva, de acordo com seus vencimentos. Preocupado com a violência nas casas noturnas, Coronel Jairo também criou a Lei 4.331/2004, que obriga as boates a instalarem circuitos de vigilância para identificar os frequentadores que provocam brigas e confusões. Na Zona Sul, os casos de violência em boates caíram até 70% após a sanção da lei.
 
Nascido e criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde vive até hoje, Coronel Jairo é o caçula de uma família de cinco irmãos, casado e pai de dois filhos. Apaixonado também pelo Ceres Futebol Clube e pela Mocidade Independente de Padre Miguel. Com mais de 19 anos dedicados à vida pública, Coronel Jairo está a serviço da população do Estado do Rio de Janeiro, em especial a querida Zona Oeste, como demonstração de amor às origens e à sua terra.

 

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1233