PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.05.2019 - 15:17 Por Gisele Araújo

RENOVAÇÃO DAS DIRETRIZES DO ENSINO NO ESTADO É DISCUTIDA EM AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Comissão de Educação
  • Por Rafael Wallace
    Deputado Flavio Serafini (PSOL) presidindo comissão de educação
  • Por Rafael Wallace
    Malvina Tuttman, Presidente do Conselho Estadual de Educação, presente na comissão
  • Por Rafael Wallace
    Deputados Waldeck Carneiro (PT) e Renan Ferrerinha (PSB) presentes na comissão de educação
  • Por Rafael Wallace
    Deputado Sérgio Fernandes (PDT) presente na comissão de educação

O Documento Curricular do Rio de Janeiro, que renova as diretrizes da educação infantil e ensino fundamental do estado, e que tem como referência a Base Nacional Curricular, foi um dos temas debatidos na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A audiência aconteceu nesta quarta-feira (22/05) no Palácio Tiradentes e recebeu a professora Malvina Tuttman, presidente do Conselho Estadual de Educação.

A educação do estado do Rio de Janeiro está renovando suas diretrizes e planos educacionais definindo, por meio da Base Nacional Curricular, projetos que possam atender à sociedade fluminense. "O estado do Rio de Janeiro conta, hoje, com uma quantidade enorme de crianças e adolescentes fora da escola e com problemas em seu processo de aprendizagem com resultados muito pouco satisfatórios em relação ao nosso processo educativo. É importante que a gente planeje quais pontos serão prioridades, para que a gente consiga estabelecer atividades em comum com o Conselho Estadual de Educação e, dessa forma, contribuir para fortalecer a educação do estado", comentou o presidente da Comissão de Educação, deputado Flávio Serafini (Psol).

O Documento Curricular, elaborado pela Secretária de Estado de Educação (SEEDUC), foi encaminhado, no final do ano de 2018, ao Conselho Educacional do Rio de Janeiro, que estabeleceu um grupo construtivo formado pelo Fórum Estadual de Educação e por entidades educacionais como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) para analisar o Documento.

"Tivemos como uma das etapas de análise do documento a realização de audiências públicas com a participação de especialistas e setores da sociedade civil, colaborando cada vez mais para qualificar um documento que será a referência para que as escolas elaborem seus currículos", disse a professora Tuttman.

O prazo para a finalização da análise do Documento está previsto para o fim de julho. A partir de então, sendo o texto homologado, o Conselho de Educação deverá publicar uma deliberação e, então, o Documento Curricular passará a ser referência estadual para os setores educacionais do Rio de Janeiro.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail