DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PL PL - Partido Liberal
DEPUTADO Samuel Malafaia
  • Samuel Malafaia

    NASCIMENTO

    31 de maio de 1949

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1286

    samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br

Nome completo: Samuel Lima MalafaiaOrigem: Rio de Janeiro Mandato: 2º Domicílio eleitoral: Rio de Janeiro Votação nas últimas eleições: 134.515 Formação: Engenheiro mecânico Área de atuação: Educação, Ciência e Tecnologia, combate às drogas; Participação em comissões: primeiro suplente na Mesa.www.samuelmalafaia.com.br/ Twitter: @samuelmalafaia Endereço para contato: Rua Dom Manuel, s/n° - Centro CEP: 20010-090 Gabinete Número: 109 Telefone: 2588 1286 O Deputado Samuel Malafaia é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em tecnologias e sistemas de proteção ambiental, fala inglês fluentemente e tem experiência profissional na Suíça e nos Estados Unidos. Foi eleito com 134.515 votos, em 2010, sendo o terceiro mais bem votado dentre os 70 parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

Em sua atuação política, pretende elaborar leis que venham a dar condições de cidadania às camadas mais pobres da população, com ênfase na educação, primeiro emprego, saúde, saneamento e terceira idade. Outra meta importante é propiciar mais condições às empresas para desenvolverem suas atividades produtivas com competitividade. Samuel Malafaia quer se constituir como uma voz firme no controle das instituições do Governo, principalmente das agências reguladoras que têm permitido preços exorbitantes para as concessionárias em geral e baixa qualidade dos serviços para o consumidor. No âmbito governamental, foi diretor do Prosanear/RJ (Banco Mundial) e Vida Nova com Saúde, programas de saneamento básico (abastecimento de água e rede de esgoto) para as populações carentes e de baixa renda do Rio de Janeiro. Foi ainda assessor da presidência da CEDAE, sendo responsável pela interlocução entre a empresa e o Tribunal de Contas do Estado.

Na Alerj, foi contra a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos por considerar que a Cia tem uma importância missão pública no fornecimento de água de boa qualidade – que é vida – e na disposição adequada do esgotamento sanitário, outro fator de promoção da saúde. Em abril de 2010, concluiu o curso de pós-graduação em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e de Governo – EPPG, do conceituado IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) tendo a partir disso um maior embasamento para desenvolver seu trabalho parlamentar. Ex-aluno da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) nutre especial apreço pela instituição, mantendo até hoje laços de amizade com muitos que por lá passaram, incluindo comandantes e brigadeiros e em especial pelos seus colegas da turma de 1968.

De tradicional família evangélica, Samuel Malafaia é graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal, onde lecionou diversas matérias. É filho do pastor Gilberto Malafaia, que preside a Assembleia de Deus em Jacarepaguá (RJ) há mais de 50 anos, e da professora Albertina Malafaia, pedagoga e psicóloga atuante no universo evangélico. É irmão do pastor Silas Malafaia, conferencista internacional e um dos nomes mais importantes do segmento evangélico no Brasil e no exterior. Admirador do rádio como veículo de comunicação, Samuel Malafaia é presença constante no Debate da FM 93 e apresenta o programa “Palavra de Fé” em diversas retransmissoras, como a Rádio Excelência, no município de Cabo Frio, e a Rádio 105,5 , em Macaé.

Destacou-se ao escrever temas relevantes para a revista Lições da Palavra de Deus, editora Central Gospel, abordando o tema Perigos que Rondam a Igreja, e mais recentemente Tipos e Figuras da Bíblia, que resultaram em convites de pastores de várias igrejas para ministrar estudo bíblico em escolas dominicais. Também escreve mensalmente a coluna Cidadania da Revista Fiel da Associação Vitória em Cristo, discutindo temas relevantes referentes ao papel do Poder Público e direito do cidadão, sempre com foco nos ensinamentos bíblicos. Samuel Malafaia é casado com Elizabeth, filha do saudoso Pastor José Santos, que foi o presidente de uma das mais importantes igrejas evangélicas do Brasil - a Assembléia de Deus da Penha. Tem quatro filhos -Fábio, Fabíola, Lídia e Lívia - e três netos - Gabriela, Natan e Lucas.

Histórico

Em 2002, Samuel Malafaia foi eleito deputado estadual para o primeiro mandato (PSB), com 60 mil votos, ficando entre os 10 mais votados. Foi considerado um dos deputados mais atuantes da Casa Legislativa, tendo apresentado 50 projetos de Lei. Participou de 11 comissões parlamentares, foi Corregedor da Casa por dois anos e como membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça relatou mais de 500 projetos de lei, sobre diversos assuntos, sempre comprometido com a promoção de políticas públicas voltadas para a diminuição da desigualdade social e mais dignidade aos cidadãos. Em 2004, criou a Frente Parlamentar Cooperativista do Rio de Janeiro (Frencoop-RJ), com o intuito de favorecer a prática do cooperativismo no estado.

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores