DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PP PP - Partido Progressista
DEPUTADO Christino Aureo
  • Christino Aureo

    CONTATO

    (21) 2588-1280

    christinoaureo@alerj.rj.gov.br

CHRISTINO ÁUREO DA SILVA, 56 anos, é natural de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. Pertence ao quadro de administradores do Banco do Brasil, onde ingressou em 1976, tendo atuado em Brasília e em diversos estados da federação. Atuou como representante do Banco junto ao Congresso Nacional em diversos temas, em especial na regulamentação do Sistema Financeiro Nacional. Possui experiência na gestão e no Conselho de companhias de capital aberto listadas em bolsas de valores.

Possui formação de graduação e pós-graduação em áreas diversificadas ligadas a setores do agronegócio e também da indústria de transformação e infraestrutura em diferentes universidades, inclusive como pesquisador (Universidade Federal Fluminense - UFF, Medicina Veterinária; Universidade Federal de Lavras - UFLA, Administração Rural; Fundação Getúlio Vargas - FGV, Administração). É especializado em Políticas Públicas e Governo, pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tem vasta experiência no setor público, tendo sido, no plano municipal, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Piraí. No âmbito estadual, foi Coordenador de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, com atuação nas áreas de indústria, comércio, petróleo, energia, indústria naval, agronegócio, serviços, turismo e micro e pequena empresa.

Participou da fundação da AgeRio – Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro , órgão responsável pelo financiamento à produção do Estado, onde é Conselheiro.

À frente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do Interior implementou inúmeros programas estruturantes e setoriais, com destaque para o Rio Rural, em parceria com o Banco Mundial e a ONU/FAO, com foco no desenvolvimento sustentável, comércio justo e resgate da infraestrutura das regiões atendidas. Tem ampla experiência na negociação com organismo multilaterais, liderando negociações com o Bird, por exemplo, que resultou na captação de aproximadamente US$ 146 milhões para investimentos em 72 municípios fluminenses.

Ocupou a pasta da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico,de 2017 a 2018 onde teve importante papel na luta para equacionar a crise econômica do Estado e equilibrar as finanças.

Como deputado Estadual, eleito em 2006 e reeleito em 2010 e 2014, participou da formulação de leis que propiciaram a instalação e/ou expansão de inúmeras empresas em mais de 50 municípios, além de legislações que abrangem setores do Meio Ambiente, Legislação Urbana, Infraestrutura entre outras.

Legislaturas Anteriores