DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PMDB PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
DEPUTADO Gustavo Tutuca
  • Gustavo Tutuca

    NASCIMENTO

    13 de junho de 1979

    CONTATO

    (21) 2588-1443

    gustavotutuca@alerj.rj.gov.br

Nasci e fui criado em Piraí, no Sul Fluminense, onde tive uma infância típica de interior, com muita liberdade. Fui para o Rio de Janeiro para estudar Análise de Sistemas. Na capital fiz meus primeiros estágios e trabalhei no Ibmec. A experiência me credenciou a conseguir uma vaga na cervejaria Cintra, o que representou a possibilidade de voltar à minha cidade. A passagem pelo Rio de Janeiro, lugar bem diferente de Piraí, mas que aprendi a gostar e onde vivo hoje em dia, foi muito importante na minha formação.

Não demorou muito para que iniciasse minha vida pública. Sempre quis fazer algo pela cidade, influenciado pelo meu pai, de quem herdei o apelido. Ele trabalhou ao lado do atual governador, Luiz Fernando Pezão, quando o mesmo era prefeito, e depois foi eleito para assumir a gestão da cidade. Ou seja, cresci vendo de perto como a política do bem pode ser um importante instrumento de transformação social.

Minha primeira missão foi coordenar a reestruturação administrativa na máquina pública municipal. Tarefa nada simples, mas consegui dar a minha contribuição. Esta experiência, aliada à minha formação profissional, foi fundamental para que eu pudesse levar adiante um ambicioso projeto de tecnologia na cidade, o Piraí Digital. Fui responsável, ao lado de muitos colaboradores, é claro, por fazer de Piraí a primeira cidade do Brasil a distribuir um notebook para cada aluno e professor. Conseguimos alguns prêmios e, mais do que isso, vimos que o projeto trouxe frutos para a população. As crianças passaram a se interessar mais pela escola e a população, a partir da influência dos jovens, se tornou mais íntima de uma ferramenta fundamental para os dias de hoje: a Internet.

Tive, então, a oportunidade de disputar uma eleição para deputado estadual. Fui eleito com 44.015 votos. Foi a confirmação de que conseguimos fazer boas coisas por Piraí. Com a responsabilidade de representar meus eleitores e todos os cidadãos de nosso estado, fui para a Assembleia Legislativa. Criei a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, apresentei um projeto para implementar o programa “Um computador por aluno”, levando a experiência de Piraí para todo o estado, e defendi a inclusão dos municípios do Rio de Janeiro no Plano Nacional da Banda Larga, do Governo Federal. Além disso, participei de todas as discussões que afetavam o dia a dia da nossa população.

A intensa atuação na minha área de formação fez com que o então governador, Sérgio Cabral Filho, me convidasse a assumir a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Era um grande desafio, mas sabia que poderia fazer a diferença com o meu trabalho. Agradeci a confiança e a oportunidade e fui à luta. Consegui expandir a rede pública de ensino a distância e ampliar as vagas em cursos técnicos por todo o interior, qualificando a mão de obra local. Também implementei projetos, como o Startup Rio, que estimularam o crescimento do setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no estado, além de incentivar a inovação e a pesquisa científica. Consegui, através de uma negociação política, valorizar os funcionários públicos. Criamos planos de cargos e salários para todas as categorias vinculadas à secretaria (universidades, escolas técnicas, ensino a distância e fundação de amparo à pesquisa).

Pela atuação na Secretaria, tive a honra de receber o prêmio InRio Personalidade do Ano de 2012 da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Rio). Chegava, então, o momento de disputar outra eleição. O objetivo era conquistar, mais uma vez, uma vaga de deputado estadual. Seria o teste para ver se fui um bom representante. Os 64.248 votos que recebi me deixaram muito feliz. Era o sinal de que estava no caminho certo. Caminho este que continuo trilhando, agora ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, que me convidou a continuar como secretário. O desafio é ainda maior, pois temos que enfrentar a crise econômica e manter os avanços, além de apresentar novas ideias. E é isso que estamos fazendo, através de uma gestão séria e compromisso.

11º Legislatura (2015 – 2019) - Atual

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1221