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13.09.2019 - 17:40 Por Comunicação Social

MUTIRÃO DA DEFESA DO CONSUMIDOR DA ALERJ ATENDE A 1.828 PESSOAS

  • Por Thiago Lontra
    Comissão de Defesa do Consumidor

O mutirão de negociação de dívidas da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizado ao longo de toda esta semana em parceria com cinco instituições bancárias, atendeu a 1.828 pessoas. De acordo com a coordenadora jurídica da comissão, Solange Borges, a maior parte dos atendimentos foi sobre negociação de dívida de cartão de crédito e renegociação de empréstimos. O banco Itaú foi o que mais realizou atendimentos, seguido do Bradesco e do Santander. Também participaram da iniciativa a Caixa Econômica Federal e o BMG.



A coordenadora administrativa da Codecon, Emanuela Lopes, explicou como funcionou o mutirão. “Trabalhamos com seis funcionários da Codecon e mais os representantes de cada banco para prestar atendimento à população. Tentávamos resolver o problema na hora, firmar um acordo com o cliente e negociar o valor da dívida. Caso não fosse possível, orientávamos o consumidor sobre como ele deveria proceder. Também fizemos uma parceria com a sede do SPC, que fica na avenida 13 de maio, no Centro do Rio, para realizar consulta aos clientes que tivessem interesse”, explicou Emanuela.



O presidente da Comissão, deputado Fábio Silva (DEM), explicou que essa ação era necessária. "Depois do sucesso do mutirão de conciliação com as concessionárias de energia, água e empresas de telefonia, era preciso realizar uma força-tarefa para ajudar os consumidores a negociarem suas dívidas com os bancos e receber orientação para um consumo consciente", alegou o parlamentar.



Números da Codecon



Desde que foi criada, há 16 anos, a Codecon já atendeu a cerca de 200 mil pessoas. Além do Ônibus do Consumidor, serviço itinerante, a Codecon atende à população presencialmente, no prédio da Alerj, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, nº 8, Centro do Rio, nos dias úteis, entre 10h e 16h.



Os interessados podem entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060) e pelo e-mail defesadoconsumidor@alerj.rj.gov.br.



É possível, ainda, reclamar via o “Alô Alerj”, principal canal de comunicação da Alerj desde 2001, inclusive por WhatsApp, por meio do telefone (21) 98890-4742. Desde o início do ano já foram realizadas cerca de 2.000 reclamações e, em todos os atendimentos, são gerados protocolos, no qual o usuário pode acompanhar o encaminhamento da solicitação.

 

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