DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
MDB MDB - Movimento Democrático Brasileiro
DEPUTADO Ronaldo Anquieta
  • Ronaldo Anquieta

    NASCIMENTO

    9 de outubro de 1976

    RIO DE JANEIRO

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    ronaldoanquieta@alerj.rj.gov.br

Ronaldo do Carmo Anquieta, nascido em 1976 no Rio de Janeiro na Ilha do Governador, como cidadão carioca trabalha em prol da melhoria não só da cidade onde vive atualmente (Itaboraí), mas também do Estado do Rio de Janeiro, em 2018 participou das eleições do Estado para Deputado, com votação expressiva de 21.591 votos válidos pelo MDB. Bacharel em Administração, Pós-Graduando na PUC em Gestão, Governança e Setor Público, atua na Administração Pública há mais de 20 anos, com vasta experiência em gestão, capacitação e desenvolvimento de ações com foco em resultados. Possui em sua trajetória atuação em diferentes áreas da gestão governamental, desempenhando ações em algumas Prefeituras e Secretarias do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí e Miguel Pereira.

Além de atuar na gestão de entidades do Terceiro Setor (ONGs - Organizações Sociais e Institutos Sociais) a atuação diferenciada propiciou oportunidades para estar à frente de importantes Projetos Sociais que tiveram como cerne o esporte e cultura como fomentadores de Cidadania, qualidade de vida e bem-estar social, transformando realidades e pessoas. Integrou a gestão de Projetos em parceria com Universidades Federais que inseriram o Rio de Janeiro como potência esportiva e social nos anos de 2016 a 2019. Em 2019 atuou como Secretário Municipal de Esporte e Lazer no Município de Miguel Pereira e no último trimestre de 2019 recebeu o convite para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itaboraí – SMEL, atuando até julho de 2020.

As atuações realizadas pelo articulador para o esporte, lazer e a melhor idade frente ao Estado e Municípios estão balizadas em três grandes pilares geração de emprego e renda por meio do desenvolvimento de políticas públicas, bem como a qualificação e valorização dos profissionais de Ed. Física e esporte além da revitalização e ampliação das infraestruturas esportivas em diversos municípios do Rio de Janeiro. Em Miguel Pereira foram desenvolvidas grandes ações como assinatura do Termo de Cooperação com a Universidade Federal para ampliação de ações de esporte e lazer na cidade, qualificação por meio da entrega de material esportivo para os locais de desenvolvimento de atividades esportivas e de lutas e artes marciais, mundial de vôlei de Praia realizado em parceria com a Federação Internacional de Voleibol, Copa Zico e FootVolley Cup.

Já em Itaboraí, na gestão realizada foram encaminhadas, no exercício atual ao Legislativo 12 Projetos de Lei para constituição de políticas públicas e ampliação e qualificação da constituição dos espaços públicos. Dos projetos encaminhados 04 (https://do.itaborai.rj.gov.b) já foram aprovados, constituindo uma unidade administrativa como Subsecretaria de Juventude para implementação de política para juventude no município, assim como a criação da primeira política desportiva Municipal, trata-se do Programa Idade Ativa que fomenta atividade esportiva para cidadãos a partir de 6 anos, com atividades específicas para melhor idade e reserva de vaga para adolescentes e jovens em conflito com a lei. Como resultado da gestão foram formalizadas ações com as escolinhas da comunidade garantindo o apoio necessário do Município.

Ademais por meio de parceria com o Governo Federal foram realizados cerca de quase R$ 15,5 milhões em investimento para constituição de Centro de Treinamento de Lutas, um novo ginásio, Ciclovia na

principal Avenida da cidade e reformas e construções, do mesmo modo a implementação de projeto específico para execução de atividades esportivas que fortalecerão o atendimento das demandas municipais.

Por fim, a participação em processos de qualificação da gestão municipal voltados a projetos e programas, como por exemplo o estratégia amigo da pessoa idosa, programa vida saudável, entre outros, foram oportunidades aproveitadas para transformar as cidades em potência social e esportiva por meio de planejamento e ações orgânicas voltadas ao cidadão, que sejam permanentes e gerem resultados a médio e longo prazo - objetivando qualidade de vida, pertencimento e bem-estar social, principalmente aos idosos, crianças e jovens.

Compreende o esporte e a cultura como ferramentas para transformar realidades afetadas pelas inúmeras vulnerabilidades, considerando-os essenciais ao cidadão, da mesma forma atua em prol de grupos que precisam de mais atenção do poder público como a melhor idade, visando um envelhecimento ativo de qualidade. Assim, acredita que por meio deles o empoderamento e participação social são reais.

 

12º Legislatura (2019 – 2023) - Atual