PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

16.08.2019 - 15:05 Por Comunicação Social

CPI DA ENERGIA ELÉTRICA: MORADORES DE MANGARATIBA SE QUEIXAM DE SUCESSIVAS QUEDAS DE ENERGIA NA REGIÃO

1/1
  • Por Divulgação Alerj
    CPI DA ENERGIA ELÉTRICA: MORADORES DE MANGARATIBA SE QUEIXAM DE SUCESSIVAS QUEDAS DE ENERGIA NA REGIÃO
  • Por Divulgação Alerj
    CPI DA ENERGIA ELÉTRICA: MORADORES DE MANGARATIBA SE QUEIXAM DE SUCESSIVAS QUEDAS DE ENERGIA NA REGIÃO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na prestação de serviços das concessionárias estaduais Light e Enel, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou nesta sexta-feira (16/08) audiência pública para ouvir as demandas da população do município de Mangaratiba, localizado na região da Costa Verde. Durante as mais de quatro horas de sessão foi discutida a má prestação do serviço na cidade, que sofre com interrupções e prejuízos aos comerciantes, além dos inúmeros bairros que sequer dispõem de um sistema de transmissão de energia elétrica.

A Tarifa Social e os furtos de energia também foram alvo de críticas e sugestões, já que os moradores relataram a ausência do benefício e a falta de campanhas de conscientização em áreas de menor renda per capita. Presidindo a sessão, o deputado Jorge Felippe Neto (PSD) destacou a necessidade de aumentar o investimento na região e aprofundar o tema em nova reunião com a presença de representantes da empresa e lideranças locais: “Vamos buscar dar continuidade a essa discussão local, que é grave, na CPI na Alerj. Mas, também, fazer uma reunião com autoridades locais, um tipo de força-tarefa para que a população não fique sem resposta e esses casos mais graves tenham um encaminhamento adequado e célere”, disse o deputado.

Quilombolas

As Comunidades Quilombolas tiveram grande destaque no encontro e salientaram, em tom de cobrança, a necessidade de investir prioritariamente nos locais que não contam com fornecimento de energia. Durante toda a audiência, a empresa foi muito criticada pelas seguidas quedas de energia, mas se comprometeu a ser mais participativa no debate sobre a melhora do serviço e a ampliação do acesso à energia.

Emocionado, o vereador da cidade Fernando do Zé Luiz do Posto foi contundente: “Muito me sensibiliza as regiões que padecem de falta de energia em pleno 2019. Já vi de perto o sofrimento dessas comunidades e muito me emociono. É bom poder contar com esse apoio da Assembleia Legislativa para que somemos forças na resolução desses casos e da melhora geral do serviço de energia em Mangaratiba”.

Ao fim, o deputado Jorge Felippe Neto se comprometeu a promover o encontro entre autoridades do Legislativo e do Executivo, moradores e empresa para planejar um solução a curto prazo para a região.

A presidente da CPI da energia elétrica, deputada Zeidan Lula (PT), disse que o principal objetivo é ouvir as demandas dos moradores dos municípios. "Estamos na reta final das audiências e depois delas farei uma reunião com a Aneel, em setembro, para que se faça um convênio com a Agenersa para fiscalização que hoje simplesmente não existe. E estamos analisando os contratos da Enel e Light e, se for preciso, serão rescindidos por quebra de contato. Fui a Brasília tratar disso junto ao TCU. Estamos trabalhando sério e tentando a melhor solução, só depende das empresas", afirmou a parlamentar.

As próximas audiências públicas acontecerão nos municípios de Duque de Caxias, Queimados, Campos dos Goytacazes e Barra do Piraí.

FacebookTwitterWhatsappEmail