DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSOL PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
DEPUTADO Flavio Serafini
  • Flavio Serafini

    NASCIMENTO

    27 de setembro de 1979

    CONTATO

    (21) 2588-1356

    flavioserafini@alerj.rj.gov.br

Flavio Serafini, 39 anos, casado e com 2 filhos, é niteroiense e professor de Sociologia. Antes de ser reeleito deputado estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Rio de Janeiro com 61.754 votos, foi professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Sua história com a militância começou cedo, aos 16 anos, em defesa do passe livre e do acesso à cultura. Como estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez parte do Diretório Central dos Estudantes, afirmando sempre a defesa da Educação Pública, da necessidade de ampliação do acesso à educação e da permanência dos estudantes na Universidade.

Além do trabalho como professor da rede estadual e privada desde 2005, após 2007, dedicou-se à fundação e construção do PSOL em Niterói, sendo presidente do Partido no município por duas gestões (2008-2010 e 2012-2014).

Destaca-se na cidade na luta permanente contra o aumento das barcas e dos ônibus. Serafini também tem sido atuante nas mobilizações em apoio às vítimas das chuvas de 2010, mais conhecida como a Tragédia do Morro do Bumba, com sérias consequências em mais de 20 comunidades. Na ocasião, participou da criação do Comitê de Solidariedade aos Desabrigados de Niterói.

Com o propósito de transformar a cidade em um espaço democrático com justiça ambiental e social, foi candidato à prefeitura de Niterói em 2012. O resultado foi a conquista de 18,5% dos votos no pleito, totalizando quase 50.000 votos e conquistando o terceiro lugar nas eleições, sem fazer uma campanha milionária e sem contar com financiamento da especulação imobiliária, das empresas de ônibus e das empreiteiras.

Coerente com sua trajetória, foi eleito parlamentar em 2014 com 16.117 votos, assumindo o compromisso de fazer um mandato coletivo, resultado de processos de mobilização e de luta feitos com companheiros nos últimos anos. Ao longo de sua atuação na Alerj, criou a Comissão Especial da Baía de Guanabara e a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário.

Atualmente, em sua atuação na Alerj, é presidente da Comissão de Educação e da CPI do RioPrevidência; também é titular das comissões de Meio Ambiente e Servidores Públicos; e suplente das comissões de Direitos Humanos; Orçamento; Ciência e Tecnologia; Saúde; Trabalho; e da CPI Óbitos dos Nascituros. Também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial.

Nas ruas, em todo o Estado, o mandato promove encontros com os movimentos sociais e ativistas acompanhando demandas e pautas de diferentes grupos. Entre elas, a luta por moradia; pela justiça socioambiental; pelo combate ao racismo religioso e a todo tipo de opressão, entre outras.


Endereço para contato:
Rua Dom Manoel, S/N Centro
Cep: 20.010-090
Gabinete número: 213
Andar: 2º andar
Telefax: +55(21)2588-1356

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1117