PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

09.09.2019 - 17:22 Por Comunicação Social

DEPUTADOS SOLICITAM AO GOVERNADOR FINALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO GÁVEA DO METRÔ

  • Por Divulgação Alerj
    DEPUTADOS SOLICITAM FINALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO GÁVEA DO METRÔ AO GOVERNADOR

A Frente Parlamentar em Defesa da Linha 4 do Metrô pedirá uma reunião conjunta com os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) para discutir conclusão das obras da Estação Gávea. Nesta segunda-feira (09/09), durante reunião com o governador Wilson Witzel, no Palácio Guanabara, houve consenso de que a questão é emergencial devido aos riscos estruturais.

A sugestão é a de que recursos recuperados pela Operação Lava-jato sejam usados para finalizar a construção. Mas será preciso negociar os entraves jurídicos, já que o MPE entrou com ações civis públicas pedindo à Justiça que impeça o estado de investir mais recursos na obra da Linha 4, diante de denúncias de superfaturamento dos contratos.

A comissão, presidida pelo deputado estadual Carlo Caiado (DEM), deverá se reunir com o governador novamente, no prazo de 30 dias, para apresentar uma solução. A estimativa é de que serão necessários R$ 900 milhões para pôr a estação Gávea em funcionamento. Só a obra bruta fica em torno de R$ 300 milhões. A decisão sobre a liberação desses recursos cabe ao Judiciário.

A PUC Rio está finalizando um estudo, sem custo para o Estado, sobre os riscos da obra e as possíveis soluções. O governador sugeriu a Associação de Moradores da Gávea entrar na ação em andamento sobre a obra do Metrô e indicar a PUC como perita oficial no processo.

Também participaram da reunião os deputados Lucinha (PSDB), Chicão Bulhões (NOVO), Alexandre Freitas (NOVO), Alexandre Knoploch (PSL), Márcio Pacheco (PSC) e Rodrigo Amorim (PSL).

 

FacebookTwitterWhatsappEmail