DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PT PT - Partido dos Trabalhadores
DEPUTADO Zeidan Lula
  • Zeidan

    NASCIMENTO

    23 de janeiro de 1968

    CONTATO

    (21) 2588-1208

    zeidan@alerj.rj.gov.br

Zeidan Lula é uma das campeãs da Alerj e figura entre os cinco que mais apresentaram projetos desde o início da legislatura, segundo números oficiais da própria Casa que tem 70 deputados. Eleita para o primeiro mandato como deputada estadual recebeu 60.810 mil votos e foi a mais votada do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, em 2014. Seu bom resultado foi distribuído por 60 municípios do Estado. A maior votação veio da sua cidade, Maricá, com 24.596 mil eleitores e Rio de Janeiro, com 10.062 e Niterói com 6.176 mil.

Zeidan começou a se interessar por política na juventude, como militante no movimento de mulheres, filiou-se ao PT, em Nova Iguaçu, em 1986, integrando a Juventude Operária Católica da Baixada Fluminense. Jornalista e psicóloga, filha de nordestinos, nascida no Rio de Janeiro, mãe de Felipe e Diego, ela é casada com Washington Siqueira (Quaquá), prefeito de Maricá (2008/2016) que conheceu também como militante petista. E avó de Luiz, seu primeiro neto, nascido em janeiro de 2016.

Formada em Psicologia e Jornalismo, foi presidente do Partido dos Trabalhadores em Maricá, cidade onde mora até maio de 2017. Durante 13 anos, e militou na corrente de orientação marxista de tradição maoísta: a Força Socialista. Em 2010, assumiu a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em Maricá, que não existia até então, criada na gestão do PT.

Um mandato de luta e trabalho

Como deputada, apresentou, até o primeiro semestre de 2018, 256 proposições ( 20 leis aprovadas; 155 projetos-de-lei, 29 indicações legislativas; 19 moções; 16 indicações legislativas; 20 projetos-de-resolução; 4 projetos-de-lei complementar; quatro projetos de decreto legislativo; quatro propostas de emenda constitucional).

Zeidan é presidente da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Casa e é vice-presidente da Comissão de Turismo, atua como titular nas de Defesa dos Direitos da Mulher e na de Cultura e como suplente nas comissões de Turismo, Educação, Assuntos Municipais, Tributação, de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, Transportes, Defesa do Consumidor.

A deputada foi relatora da CPI da Violência Contra a Mulher, cujo relatório foi aprovado em março de 2016, propondo 42 medidas.

Em relação ao GOVERNO PEZÃO e seu pacote de maldades, a deputada sempre votou a favor dos servidores, contra o aumento da alíquota de 11 para 14% e a privatização da Cedae entre outros.

A deputada é autora também do pedido da CPI do Riocard e Bilhete Único e da CPI do Maracanã e Metrô, mas não obteve o sinal verde do presidente da Casa, Jorge Picciani, para a instalação. E da PEC que garante o duodécimo para salvar o orçamento da Uerj, Uenf e Uezo.

É autora da lei que cria a politica estadual de turismo comunitário no Estado para geração de renda nas comunidades em geral e nas favelas que têm atividade turística. E autora de uma lei que dá poder às prefeituras para contratarem via convênio com o

Estado policiais militares reformados, da reserva e da ativa, assim como bombeiros, para reforçarem a segurança nas cidades.

Nome completo: Rosângela Zeidan ( usa o nome político "Zeidan Lula")

Profissão: jornalista e psicóloga

Partido: PT ( nunca pertenceu a outro partido)

Gabinete 208

Contato 2588-1208 / 2588-1636

email: zeidan@alerj.rj.gov.br

FACEBOOK /zeidandeputadaestadualPT

11º Legislatura (2015 – 2019) - Atual

TELEFONES

2. (21) 2588-1635