PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

25.05.2020 - 11:22 Por Comunicação Social

ALERJ TERÁ COMISSÃO PARA ACOMPANHAR SITUAÇÃO FISCAL E ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO DURANTE PANDEMIA

  • Por Divulgação Alerj
    ALERJ TERÁ COMISSÃO PARA ACOMPANHAR SITUAÇÃO FISCAL E ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO DURANTE PANDEMIA

Comissão será criada após derrubada parcial do veto do Executivo ao projeto que reconheceu calamidade estadual. Paralisação de prazos de concursos públicos também foi incluída na norma.

A Alerj terá uma comissão especial para fiscalizar os gastos do Estado no combate à pandemia de novo coronavírus. A medida foi incluída na Lei 8794/2020, que reconheceu a calamidade na saúde pública, com a promulgação de dois vetos do governador derrubados pelos deputados da Alerj, na última semana. Os artigos foram publicados no Diário Oficial do Legislativo, na sexta-feira (22/05).

Com a derrubada do veto, ocorrerá a formação de uma comissão na Alerj composta, em princípio, por cinco deputados permanentes e cinco suplentes. O objetivo do grupo será acompanhar a situação fiscal e orçamentária em relação à atuação de combate a prevenção à Covid-19. Essa comissão poderá atuar através de plataformas digitais, devendo mensalmente se reunir com os secretários de Estado de Saúde e de Fazenda. A cada dois meses, o grupo fará audiência pública e publicará relatório com as principais informações.

Uma das autoras da emenda que se transformou no artigo vetado e validado pela Alerj, a deputada Zeidan (PT) afirma que a comissão será uma ferramenta importante para fiscalizar a execução de obras e contratos para o combate à pandemia. "Assim garantimos a transparência e a fiscalização das ações do governo do Estado durante essa crise, por isso propus a criação da comissão através de emenda ao projeto", destacou. Também será incluída na norma em vigor a paralisação dos prazos de contagem dos concursos públicos até o fim do estado de calamidade.

Calamidade

O governador sancionou parcialmente o reconhecimento e a regulamentação do estado de calamidade pública pelo novo coronavírus e a norma, exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, permite ao Executivo ter mais flexibilidade no orçamento em tempos de crise, podendo fazer contratações e compras de produtos e serviços de forma simplificada.

De acordo com a medida, o prazo da calamidade no Rio vai até 1º de setembro deste ano, podendo ser prorrogado por novo decreto estadual que venha a ser reconhecido pela Alerj. A lei estadual também obriga o Governo do Estado a publicar em seu Portal da Transparência todos os demonstrativos de despesas realizadas para aquisição de produtos ou contratação de serviços durante o período.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail