28.10.2021 - 16:01 Por Comunicação Social

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE COMPLEXO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL EM MARICÁ

• Por Foto de Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano (PT), participou, nesta quinta-feira (28/10), do lançamento de um empreendimento turístico e imobiliário de Maricá, na Região Metropolitana, que alia sustentabilidade e desenvolvimento. O investimento privado previsto é da ordem de R$ 11 bilhões, com arrecadação de impostos de R$ 7,2 bilhões durante os primeiros 14 anos (construção e consolidação de vendas) e mais R$ 1 bilhão anual na operação. A estimativa é de que sejam gerados 36 mil empregos quando o resort estiver em pleno funcionamento.

“A retomada da economia do estado do Rio de Janeiro continua. Maricá vai ganhar um inovador complexo turístico-residencial. O projeto prevê a criação de 36 mil empregos e a regularização fundiária da comunidade de pescadores Zacarias. Será um grande avanço para a cidade e o estado”, disse Ceciliano, ao cumprimentar o prefeito Fabiano Horta (PT) pela chegada do empreendimento à cidade.

O projeto prevê a construção de quatro hotéis cinco estrelas com potencial para receber até 300 mil turistas por ano. O Maraey contará com eco-boutique, resort temático de luxo, um hotel de convenções à beira-mar e um campo de golfe de padrão internacional. O empreendimento vai ocupar área de 845 hectares. A primeira fase das obras, que começa ainda este ano, será focada na urbanização e pavimentação de mais de 20km de estradas. O projeto oferecerá ainda moradias com serviços integrados como escola, hospital, shopping e negócios, além atividades de lazer e esportivas.

O empreendimento assinou acordos de impacto socioeconômico para o município. Parte da receita será destinada a projetos sociais para impulsionar ações em Maricá e arredores. Os protocolos de intenção preveem a formação e qualificação profissional para o aproveitamento da mão de obra local para construção e operação do empreendimento, assim como em outros negócios. As instalações do Maraey incluem ainda uma universidade de hotelaria de padrão internacional.

Responsável pelo empreendimento, a IDB Brasil tem entre suas controladoras as empresas espanholas Abacus Property Development e o Grupo Cetya, que atuam há mais de 50 anos no mercado de matérias-primas, de construção e imobiliário, com projetos em diversos países.

Apoio a pescadores e preservação ambiental

A cerimônia foi realizada próximo à comunidade Zacarias, onde cerca de 200 famílias de pescadores deverão ser beneficiadas com o empreendimento a partir da regularização fundiária, com cessão de título de propriedade e entrega de escritura definitiva aos moradores. A IDB Brasil informou que incentivará, ainda, a cultura e a pesca locais, com programas de recuperação da Lagoa de Maricá, de repovoamento de espécies nativas e de resgate e de divulgação da memória familiar de Zacarias, através da criação da Casa do Pescador Artesanal.

Do ponto de vista ambiental, executivos destacaram que o empreendimento terá apenas 6,6% de ocupação predial (metade do permitido pelo Plano de Manejo) e prometem que será preservada uma área de 440 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, através da criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Restinga do Estado do Rio, e quinta do Brasil.

O projeto do Maraey prevê a criação, ainda na primeira fase do projeto, de um centro de pesquisas ambientais - com o apoio das universidades públicas que implementará um programa de monitoramento, assim como diversos estudos científicos, para entender melhor a ecologia das espécies endêmicas e ameaçadas dos ecossistemas locais.

O complexo turístico-residencial Maraey foi anunciado em 2019 e aguardava aprovação do Conselho Diretor (Condir) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para emissão da Licença de Instalação, que autoriza o início das obras. A autorização do órgão para o início das obras saiu no começo de outubro.

Também participaram do evento o governador Cláudio Castro, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah; e de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pamplona; a deputada estadual Zeidan (PT), o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello; e o presidente da Câmara Municipal de Maricá, Aldair de Linda.