DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PTB PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
DEPUTADO Farid Abrão
  • Farid Abrão

    NASCIMENTO

    3 de abril de 1944

    CONTATO

    (21) 2588-1260

    faridabrao@alerj.rj.gov.br

Farid Abrão é advogado, casado, pai de três filhos e avô de sete netos.
De 1983 a 1986 ocupou o cargo de chefe de gabinete no governo de Miguel Abrahão, em Nilópolis.

De 1987 a 2000 foi Deputado Estadual, tendo sido autor de importantes leis em benefício do Estado do Rio de Janeiro, além de muitas emendas parlamentares que trouxeram progresso e desenvolvimento, principalmente para a Baixada Fluminense. Foi deputado constituinte e participou de forma empenhada na elaboração da nova Constituição do Estado do Rio de Janeiro, em 1989.

Ao assumir a prefeitura de Nilópolis, em janeiro de 2001, Farid Abrão enfrentou um dos maiores desafios de sua vida, a cidade encontrava-se em profundo estado de abandono, a administração completamente sucateada, salários dos servidores atrasados, hospital municipal fechado, escolas sem merenda e totalmente precárias, lixo por todos os lados da cidade, iluminação pública de péssima qualidade e enchentes nas proximidades dos rios Pavuna e Sarapuí, além de outros graves problemas.

Foram meses difíceis na resolução das enormes dificuldades da cidade, porém com seu espírito de liderança, senso de administração e planejamento, Farid fez com que aos poucos Nilópolis retomasse o caminho da normalidade, iniciava-se, então, o maior ciclo de desenvolvimento que a cidade já teve em toda a sua história.

Ao fim de oito anos de governo Farid Abrão deixou a prefeitura de Nilópolis com 83% de aprovação popular. Durante sua gestão, tudo melhorou em Nilópolis, a cidade cresceu e apresentou os mais elevados índices de desenvolvimento humano, conquistando o selo de “Cidade Livre do Analfabetismo”, oferecido pelo Ministério da Educação, além do Prêmio de “Melhor Cidade em Qualidade de Vida da Baixada Fluminense”, concedido pelas Organizações das Nações Unidas – ONU, além disso, ganhou o Prêmio Doutor Ulysses Guimarães, por seu destaque como um dos melhores administradores públicos do Brasil.

No Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor ocupou importantes cargos, tais como Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente Jurídico, até tornar-se presidente da agremiação (cargo que ocupa até hoje), sendo o dirigente que mais conquistou títulos pela azul e branca de Nilópolis, tornando-a a escola campeã de títulos no Sambódromo. Também em sua gestão a Beija-Flor tornou-se campeã em Cidadania, mantendo um dos maiores projetos esportivo e social oferecido por uma agremiação carnavalesca.

No Fluminense Football Club, seu clube de coração, Farid Abrão foi Diretor de Futebol durante os biênios 1982-1983 e 1995-1996, além de ter sido Conselheiro por três anos.

Em 2014 Farid Abrão foi eleito para o seu quinto mandato de deputado estadual, sendo eleito com a maior votação dada a um deputado estadual na história de Nilópolis. Atualmente é líder da bancada do PTB na Alerj, presidente da Comissão Permanente de Obras Públicas e presidente da Comissão Especial para Discutir, Acompanhar e Participar da Reforma Política Partidária no Âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e no Congresso Nacional.

Este é Farid Abrão, um político com enorme experiência administrativa, senso de planejamento e responsabilidade na condução nas questões públicas.

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1590