PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

06.04.2016 - 20:43

ALERJ APROVA EMPRÉSTIMO PARA OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ

  • Por Lucas Moritz
    Deputados debatem o piso regional de mais de 170 categorias de trabalhadores da iniciativa privada

O Governo do Estado poderá solicitar um financiamento de até R$ 989,2 milhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a garantia da União, para as obras da Linha 4 do Metrô. É o que estabelece o projeto de lei 1.561/16, do Executivo, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (06/04), em discussão única.

O valor será destinado para complementar recursos para as obras que vão da estação Jardim Oceânico, an Barra da Tijuca, à estação General Osório, em Ipanema, para que a nova linha esteja pronta a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016. O texto do projeto foi aprovado com a inclusão de emendas parlamentares que buscam dar mais transparência ao empréstimo. Uma delas dá um prazo de 60 dias após a assinatura do financiamento para que o Governo envie à Alerj um relatório detalhado com todas as despesas relativas à obra.

Para o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), as emendas vão garantir mais transparência no uso dos recursos. "Melhoramos o projeto, fazendo com que mais informações sejam prestadas e garantindo que o valor seja usado exclusivamente no Metrô", afirmou.

Ex-secretário de Estado de Transportes, o deputado Carlos Osório (PSDB) defendeu o financiamento para que a obra não fosse paralisada, colocando em risco cerca de 9 mil empregos diretos. "Isso seria um erro gravíssimo neste momento de crise. Agora temos a garantia absoluta de que a obra vai ser concluída, beneficiando 300 mil passageiros por dia", afirmou.

O projeto será enviado para a sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles.

FacebookTwitterWhatsappEmail